Educação de Várzea Grande entra na campanha de combate ao mosquito da dengue

Campanha Educativa
Educação de Várzea Grande entra na campanha de combate ao mosquito da dengue

O Projeto: “Dengue, Zika vírus e Chikungunya: Conhecer Para Evitar” tem como objetivo contribuir na manutenção da saúde pública


19/02/2018    1120

A secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer entra para a campanha “Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue” no enfrentamento e combate as doenças tropicais (dengue, zika vírus e febre chikungunya). Todas as unidades de ensino do município farão parte desta grande mobilização com ações e estratégias de combate ao mosquito durante todo o ano letivo.

As estratégias de ações e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2018 junto aos alunos das Unidades Escolares tem o objetivo de potencializar as reflexões sobre a necessidade de reduzir a incidência do mosquito, com intervenções junto à comunidade escolar em parceria com a população no entorno em busca de soluções para a eliminação dos criadouros e a consequente diminuição dos casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes.

Neste sentido, o secretário Silvio Fidelis determinou que a temática sobre o combate ao mosquito Aedes fosse abordada junto aos professores, coordenadores e diretores da rede municipal durante a Semana Pedagógica realizada nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. Com o início das aulas, uma ampla discussão será desencadeada com os 26.000 mil alunos matriculados na rede municipal sobre os hábitos de vida do mosquito e as formas de prevenção das doenças, que segundo o secretário, “o propósito dos debates será tornar nossos alunos multiplicadores das ações de combate que poderão atingir aproximadamente 110 mil cidadãos conscientes de sua responsabilidade sócio ambiental e comprometidos com a sua saúde e dos familiares assim como dos demais membros da sua comunidade, além de fazer parte da Campanha do município que prevê reduzir casos notificados das doenças”, comentou.

As temáticas da Saúde e do Meio Ambiente figuram nas ações da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande como temas transversais e interdisciplinares de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que são trabalhados o ano letivo por meio de projetos de Educação Ambiental.

O Projeto: “Dengue, Zika vírus e Chikungunya: Conhecer Para Evitar” tem como objetivo contribuir na manutenção da saúde pública por meio da sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, partindo do ambiente escolar para o ambiente comunitário.

A metodologia do projeto prevê inicialmente  ouvir o aluno com o intuito de saber o conhecimento que possui sobre a temática, seguido de uma ampla pesquisa a respeito do mosquito e as doenças que ele pode transmitir. A partir do conhecimento teórico adquirido, serão trabalhados os modos de prevenção ao combate aos possíveis criadouros do mosquito na Unidade Escolar e no ambiente familiar. Durante esse processo, orientados pelos professores, os alunos deverão elaborar textos, cartazes, panfletos, amostras, participar de debates, seminários, gincanas e peças de teatro para que a informação se transforme em conhecimento,  prática e em hábito saudável de vida.

“O resultado pretendido com a implantação do Projeto nas unidades de ensino do município é sensibilizar e envolver a comunidade escolar para uma mudança de atitude. Ao mesmo tempo em que contribuímos com a Saúde Pública potencializamos o rendimento escolar, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras que auxiliem nos processos de ensino aprendizagem com o olhar da educação ambiental, afinal, como agentes transformadores da sociedade  estamos sendo convidados a nos unirmos no combate ao Aedes aegypti a fim de termos uma cidade saudável”, declarou Fidelis.

Por: Fred Nogueira - Assessoria SMECEL