Programa da Guarda Municipal garante ações de prevenção e combate à violência nas escolas

Escola Segura
Programa da Guarda Municipal garante ações de prevenção e combate à violência nas escolas

O Programa irá atender escolas municipais localizadas nas áreas urbana e rural


22/02/2018    1976

Com início das aulas na Rede Pública Municipal de Várzea Grande, a Guarda Municipal retomou o programa  ‘Escola Segura’, que consiste no monitoramento das vias públicas no entorno das unidades escolares. O objetivo da ação é de garantir a tranquilidade no ambiente escolar bem como das comunidades situadas próximas as escolas.

Neste ano, além das Escolas Municipais de Educação Básica e dos Centros Municipais de Educação Infantil, o programa irá atender também quatro escolas municipais localizadas na zona rural.

O coordenador operacional da Guarda Municipal, Juliano Lemos, lembra que a instituição de segurança municipal vem realizando esse trabalho desde 2016, obtendo resultados positivos uma vez que com a execução do projeto dados estatísticos apontam diminuição de ocorrências de pequenos furtos e o afastamento de delinquentes no entorno das escolas atendidas com a ronda escolar.  

“A ronda escolar é uma iniciativa que deu certo, hoje indispensável para a segurança dos alunos, direção escolar  e corpo técnico além da proteção do próprio patrimônio público, por isso vamos intensificar ainda mais o patrulhamento nestas regiões dando uma maior segurança a todos. A ação terá maior abrangência com a inclusão das escolas rurais”, acrescentou o coordenador.

As rondas preventivas e ostensivas serão realizadas durante os turnos de aulas, e em horários de intervalos dos turnos escolares.

O programa ‘Escola Segura’ é avaliado de forma positiva tanto pela direção, professores e comunidade escolar. Para a diretora da Escola Municipal de Educação Básica “Honorato Pedroso de Barros”, Marilene Silva, a presença dos policiais da Guarda Municipal no entorno da unidade escolar, traz segurança dentro e fora da escola, além de reforçar os cuidados com a integridade física dos alunos e funcionários. “A presença dos policiais é sempre bem vinda e temos segurança. Confiamos no trabalho da corporação. Os agentes já se tornaram o amigo da escola”.

A professora Maria Geni Pereira também aprova a atuação da Guarda Municipal no entorno e dentro da escola. “A presença deles no ambiente escolar impõe respeito e tranquiliza toda a comunidade escolar”, completou.

Os GMs Ramos e Amaral estão atuando diretamente na ronda escolar. Eles afirmaram que com o trabalho da ronda escolar, houve uma diminuição das ocorrências nestas regiões de criminalidade e furtos, principalmente no entorno e interior das escolas.

“Está comprovado estatisticamente que houve uma redução considerável nos números de ocorrências de crimes, algo em torno de 70% dentro das escolas municipais e no entorno. E isso se deve muito ao trabalho que realizamos todos os dias. Além da ronda escolar, também fazemos questão de manter contato com a direção, que tem incentivado a nossa presença no ambiente escolar e por meio do teatro de fantoche e palestras educativas nos aproximamos mais do alunado, formando um elo de confiança”, assegurou o GM Ramos.

Qualquer ocorrência envolvendo alunos ou comunitários no entorno das escolas a população poderá entrar em contato com a Guarda Municipal por meio do telefone: 08006463190 ou 153. As ligações são gratuitas. Além disso, a população pode também acessar o email:operacionalgmvg.smds.vg@gmail.com, e formalizar a denúncia.

ATUAÇÃO: Além das rondas escolares a Guarda Municipal de Várzea Grande também atua de forma preventiva nas escolas, e essa parceria se estabelece na promoção de palestras, atividades recreativas e visitas técnicas nas instituições de ensino, toda a vez que é solicitada pela direção.

“Somos uma Guarda Cidadã e estamos aqui para contribuir da melhor maneira possível com a segurança dos alunos e da população como um todo. A ‘Escola Segura’ traz vantagens tanto para o ambiente escolar como para a comunidade que residem próximas às escolas municipais. Acreditamos neste projeto que de maneira prestativa e acolhedora atende a todos”, ressaltou o Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.

Já o secretário de Defesa Social, Alexander Torres Maia disse que os resultados positivos alcançados pela Guarda Municipal muito se deve as ações implementadas pela gestão da prefeita Lucimar Campos, que não tem medido esforços para garantir investimentos necessários seja na capacitação ou no reforço de ferramentas utilizadas pela corporação que tem resultado cada vez mais na segurança da população e no combate a criminalidade.

Quanto ao trabalho realizado nas escolas Alexander Maia disse que a Guarda Cidadã busca trabalhar de modo a contribuir para a segurança e formação dos alunos da Rede Municipal aumentando cada vez mais os laços de cooperação entre os dois setores.

Por: Kátia Passos - Secom/VG