Várzea Grande capacita agentes comunitários em saúde bucal

Saúde Bucal
Várzea Grande capacita agentes comunitários em saúde bucal

A capacitação terá duração de 16 horas e vai reunir 129 profissionais nos dias 26, 27, 28 de fevereiro e no dia 5 de março


23/02/2018    1880

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza na próxima semana curso de capacitação voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nessa atualização, o foco do conhecimento será a saúde bucal no ciclo de vida das pessoas, da infância a terceira idade.

A capacitação terá duração de 16 horas e vai reunir 129 profissionais nos dias 26, 27, 28 de fevereiro e no dia 5 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Castelo Branco, em frente à Câmara Municipal, das 8h às 12h.

Como explica a coordenadora da capacitação, Ely Graci Nazário, essa atualização de conhecimento vai envolver a saúde de modo geral, mas focada no contexto da saúde bucal de acordo com o ciclo de vida das pessoas. “O que objetivamos é contribuir para formação desses profissionais, desta vez ressaltando a importância da saúde bucal para a qualidade de vida. Para isso, vamos promover o desenvolvimento de práticas educativas e de promoção à saúde bucal”.

Para atingir a meta, os 129 agentes serão divididos em quatro grupos e cada grupo receberá conteúdo alusivo à saúde bucal dentro do aspecto: A gestante, o bebê e a criança, em seguida sobre o adolescente, o adulto e o idoso.

A partir da capacitação, como explica o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, o Agente estará melhor instruído para atuação junto às famílias e dar início ao trabalho educativo, na promoção em saúde. “Esses agentes terão mais condições de promover a saúde bucal incentivando o autocuidado por meio de hábitos corretos de higienização, alimentação saudável e despertar à atenção para as principais doenças bucais. Há uma grande necessidade de se conscientizar as pessoas para o fato de que o cuidado com a saúde bucal vai além dos aspectos estéticos e o Agente Comunitário de Saúde é o mediador, o elo entre o poder público e a comunidade”.

Ainda como destaca o secretário, a saúde bucal tem como porta de entrada as unidades básicas de saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que está para ser inaugurado pela prefeitura, será uma unidade de referência, recepcionando pacientes encaminhados pelas unidades. “Além do trabalho educacional, os agentes estarão aptos a esclarecer sobre o funcionamento do atendimento odontológico no Município, como fazer agendamento, onde há atendimento e o tipo de serviço prestado”.

Esses quatro grupos de profissionais, nesse momento, atuam em 15 bairros da cidade, Parque do Lago, Cristo Rei, Unipark, Manaíra, Água Vermelha, Jardim Imperial, Jardim União, Nossa Senhora da Guia, Vila Arthur, Marajoara, Manga, São Mateus, Capão Grande, Souza Lima e Cohab Cristo Rei. 

Por: Marianna Peres - Secom/VG