Concurso Público finaliza segunda etapa, resultados finais nos dias 22 e 29 de março

Final da segunda fase
Concurso Público finaliza segunda etapa, resultados finais nos dias 22 e 29 de março

O concurso público é o maior já realizado pela prefeitura de Várzea Grande ao ofertar 2.678 vagas


26/02/2018    3632

O domingo foi de muita atenção, concentração e corre-corre para mais de 34 mil candidatos inscritos no concurso público de Várzea Grande, realizado ontem em 53 estabelecimentos, inclusive em Cuiabá. Os candidatos disputaram 1.533 vagas de cargos de nível superior, médio e fundamental, em cargos que vão de médicos, procurador, motorista a agentes administrativos. Conforme avaliação prévia da prefeitura de Várzea Grande e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o dia de provas foi considerado tranquilo, com média de 25% no volume de inscritos que não compareceram aos locais, contabilizados como ausentes/faltosos.

O certame, que é o maior já realizado pela prefeitura de Várzea Grande ao ofertar 2.678 vagas para o preenchimento de cargos nas áreas administrativa, educacional e da procuradoria, o que atraiu cerca de 56 mil inscritos, dos quais 21.076 disputaram cargos na Educação, com provas aplicadas no dia 4, e outros 34 mil para dezenas de outros cargos ontem.

A Secretaria de Articulação e Relações Institucionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – instituição encarregada da realização do concurso municipal – destacou que levando em conta o número de candidatos agrupados nessa última etapa, o dia de  provas foi mais tranquilo do que o do dia 4, quando se reuniram os inscritos aos cargos da Educação.

O gerente de Exames e Concursos da UFMT, Abraão Lincoln de Oliveira Souza, avalia que o percentual de 25% de ausentes, mensurado de forma preliminar ainda, é considerado significativo, já que em média em concursos, esse volume atinge 20%. “Nessa etapa, em especial, houve uma particularidade, pois os quase mil candidatos para o cargo de Procurador se inscreveram para uma concorrência que ainda não tem vagas definidas, pois o cargo está em edital como cadastro de reserva, o que para muita gente, acabou sendo um fator de desestímulo ao comparecimento à prova”. Nesse caso pontual, Abraão acredita que o percentual de ausentes seja bastante significativo. Em relação aos demais cargos, manteve-se a média da primeira etapa, “mas vamos ter os números reais, na medida em que se processar a relação integral de presença dos mais de 50 locais de provas de ontem”.

Ainda em relação ao dia de ontem que teve provas sendo realizadas nos dois períodos, matutino e vespertino, o gerente da Secretaria de Articulação e Relações Institucionais da UFMT, explica que as ocorrências registradas são considerada ‘corriqueiras’ para a entidade acostumada a realizar seletivas como essa.

“Há sempre aqueles que chegam atrasado, aqueles que não sabem onde é o local de prova e deixam para se informar no dia, tem ainda quem não busca informações antecipadas sobre o endereço do local de provas e outras intercorrências relativas ao porte de celular, lembrando que os aparelhos são guardados em envelopes lacrados e desligados”.

O secretário municipal de Administração, Pablo Pereira, destacou o alto nível do conteúdo das provas e a organização e logística da UFMT. “Todos os candidatos presentes puderam realizar suas provas com tranquilidade, aplicando o conhecimento adquirido durante a preparação ao concurso. Não temos dúvidas que o maior concurso já realizado pelo Município em quantidade de cargos ofertados se traduzirá em qualidade, diante do conhecimento que foi exigido aos que vierem a ser selecionados”.

Seguindo o estabelecido nos editais 02 e 03, a Secretaria de Articulação e Relações Institucionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulga ainda hoje os gabaritos e amanhã (27) tem início o prazo para os recursos contra as questões, se houver. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursos.ufmt.br/Portal/, para se informar sobre o cronograma de divulgações desse edital.

O secretário municipal de Administração, Pablo Pereira, disse que o resultado para o concurso específico para a Educação será conhecido no dia 20 de março e o resultado final divulgado no dia 29 de março de 2018. Para os demais cargos, a lista de aprovados será publicada no dia 22 de março.

Por: Marianna Peres - Secom/VG