Diretora de Várzea Grande representa MT em intercâmbio nos EUA

Premio de Gestão Escolar
Diretora de Várzea Grande representa MT em intercâmbio nos EUA

A EMEB “Emanuel Benedito de Arruda”, venceu a etapa estadual do Premio de Gestão Escolar 2016/2017


28/02/2018    1760

A Diretora da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Emanuel Benedito de Arruda, professora Josiane Maria da Silva vai representar o estado de Mato Grosso em viagem de intercâmbio aos Estados Unidos para conhecer as experiências bem sucedidas da rede americana de ensino. A viagem faz parte da premiação recebida pela escola municipal de Várzea Grande, na fase estadual, do Prêmio Gestão Escolar 2017.

O Prêmio Gestão Escolar promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Ministério da Educação (MEC) é um reconhecimento à escola por se tornar referência no Estado de Mato Grosso, vencendo a etapa estadual 2016/2017. A escola se destacou entre as 82 unidades de ensino inscritas no Estado, nos processos de autoavaliação de projetos inovadores de gestão, competências escolar, além da elevação da sua média de 4.6 para 6.3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Juntamente com a diretora Josiane, também participarão do intercâmbio, os gestores escolares que foram destaque nos estados brasileiros e os vencedores das etapas nacionais. Eles embarcam para Brasília (DF) nesta quarta-feira, 28, para a entrevista de visto americano e receberão orientações preliminares sobre a programação. E no sábado, 3, viajam para Washington DC, nos Estados Unidos. No roteiro ainda estão previstos visitas às cidades de Fênix, no Arizona e Miami, na Flórida. O intercâmbio é custeado pelo Consed e pela Embaixada dos Estados Unidos.

Durante a viagem, os gestores terão um panorama sobre a educação básica americana; o papel de organizações da sociedade civil em prol da educação; farão visitas a escolas e faculdades locais; observarão aulas; participarão de seminário sobre liderança e gestão escolar; e trocarão experiências com diretores, educadores, membros de associações de pais e mestres e conselhos escolares.

Para a diretora, o intercâmbio será uma oportunidade para conhecer as práticas educativas bem sucedidas implantadas nas escolas americanas, além de apresentar os projetos que desenvolve em sua escola, que conta com uma equipe gestora de 51 profissionais e atende 543 alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental no bairro Costa Verde.

O secretário Silvio Fidelis acredita que a organização, o cumprimento das metas, o índice zero de evasão escolar e a elevação da média de 4.6 para 6.3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram determinantes para a conquista do Prêmio de Gestão Escolar. Silvio parabenizou a escola e desejou uma boa viagem a diretora. Para ele, os avanços do sistema de ensino em Várzea Grande implementados desde o início da gestão estão apresentando resultados efetivos e sendo reconhecidos nacionalmente. “É a primeira vez na história de Várzea Grande que uma escola municipal vence o Prêmio de Gestão Escolar, isso demonstra que estamos no caminho certo, de acordo com o Plano Municipal de Educação (PME), com práticas inovadoras no ensino para atingirmos um padrão cada vez melhor na aprendizagem” declarou.

Por: Fred Nogueira - Assessoria SMECEL