Alunos da Rede Municipal terão acesso ao Circuito Itinerante do MT Ciências

Ciência e Tecnologia
Alunos da Rede Municipal terão acesso ao Circuito Itinerante do MT Ciências

A ação ocorre entre os dias 7 a 11 de maio, em Várzea Grande


02/03/2018    2484

Várzea Grande vai receber circuito itinerante do MT Ciências. A ação faz parte de uma parceria entre o município e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). Alunos da Rede Pública de Ensino terão acesso a carreta MT Ciências, que contém desde laboratório de ciência e tecnologia até sala para exibição de vídeos e palestras. A ação ocorre entre os dias 7 a 11 de maio.

O projeto “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências” é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SECITEC), com o objetivo de propiciar a popularização da ciência, tecnologia e inovação, abordando áreas do conhecimento integradas, oportunizando a aprendizagem de estudantes e professores de todo o estado.

De acordo com a superintendente, Letícia Figueiredo de Oliveira, o Circuito Itinerante do MT Ciências consiste em uma carreta com baú adaptado contendo 30 experimentos e equipamentos de divulgação científica. Voltados ao público infanto-juvenil, às experiências visam à iniciação científica dos alunos.

“A proposta é trazer para Várzea Grande um Museu Itinerante e inovador, com exposições internas e externas, que irão possibilitar aos estudantes a experimentação prática nas áreas da ciência, física, química e matemática. Entre os diversos experimentos, o destaque da feira é o Gerador de Van De Graaff, onde os alunos poderão conferir o efeito do arrepio do cabelo através da ação da energia eletrostática, além do Globo de Plasma que gera energia, vídeos interativos entre outras atrações”, explicou .

Segundo ainda Letícia Figueiredo, cada experimento tem uma curiosidade e peculiaridade onde o aluno vai poder vivenciar, tocando, manuseando e interagindo com os equipamentos aprendendo na prática o conteúdo científico, motivando alunos e professores a desenvolver projetos científicos em suas escolas.

Para o secretário Silvio Fidelis a vinda do Circuito Itinerante do MT Ciências para Várzea Grande é uma oportunidade importante para que alunos e professores possam visitar, conferir e aprender com os experimentos, incentivando a prática e o conhecimento científico para o fomento da Feira de Ciências que é realizada todos os anos nas unidades escolares. “Com apenas dois museus no país semelhante a este de Mato Grosso, a experiência que será oportunizada aos nossos alunos, será de grande conhecimento e muito enriquecedora, o que fomentará o despertar para o desenvolvimento de novas práticas científicas e inclusive preparar nossos alunos, quando irão participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo do Estado, que irá ocorrer de 16 a 19 de outubro deste ano no espaço Arena Pantanal. Vamos fomentar a participação saudável e mostrar que nossos alunos também são capazes de desenvolver projetos tecnológicas e mostrar experiências criadas por eles”.

As turmas que visitarem a carreta, serão acompanhadas por uma equipe de oito monitores bolsistas devidamente treinados para que a experiência tenha o maior impacto possível. “Levar toda essa estrutura aos alunos com um ambiente de descontração e ao mesmo tempo de informação sobre ciência, de maneira dinâmica e lúdica, fortalece e fixa ainda mais os conceitos e o interesse pelos temas. É uma equipe de 13 pessoas, ao todo, envolvida com o projeto e que estará atendendo a comunidade escolar”, conclui Letícia Figueiredo.

Por: Fred Nogueira - Assessoria SMECEL