Casa de Artes anuncia parceria no fomento ao empreendedorismo cultural

Cultura várzea-grandense
Casa de Artes anuncia parceria no fomento ao empreendedorismo cultural

Serão ofertados workshops em Gestão Empresarial no incentivo ao empreendedorismo


14/03/2018    2013

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Casa de Artes e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE vão promover ações em conjunto na qualificação da gestão cultural de Várzea Grande. A ação visa beneficiar artistas e artesãos do município no incentivo ao empreendedorismo. O anuncio foi feito pela Superintendente de Cultura, Maria Alice de Barros Silva, durante a Aula Inaugural dos cursos oferecidos pela Casa de Artes, ocorrida na noite de terça-feira, 13.

Segundo a superintendente, a parceria que está sendo proposta pela Casa de Artes com o SEBRAE, é a de capacitação para os produtores artesanais da cidade interessados em expandir sua produção visando aumentar sua participação no mercado de Várzea Grande e de Mato Grosso no aperfeiçoamento da Gestão empresarial dentro do mercado formal.

De acordo com o analista do SEBRAE/MT, Márcio Machado, a ideia inicial é fazer um trabalho de conscientização junto aos produtores culturais para a importância e os benefícios da formalização. “Serão ofertados workshops. Nossa especialidade é a Gestão Empresarial e, através da parceria com a Casa de Artes, nosso objetivo após o trabalho de conscientização, e conhecimento, é oferecer a capacitação gerencial aos produtores culturais, ofertando cursos de gestão financeira, gestão de planejamento, marketing, atendimento ao cliente, precificação, trabalhos de associativismo, capacitação sobre licitação e outras ferramentas que podem agregar valor a produção artística dos participantes da Casa de Arte”, destacou Machado.

Para a superintendente Maria Alice, a parceria vai proporcionar mais conhecimento e segurança aos microempreendedores para a formalização e começar seu negócio já da maneira correta, com o conhecimento de todos os compromissos, mas também conhecer todas as vantagens. “É um trabalho gradativo, lento, mas que pode dar um excelente resultado para que os nossos artistas regionais possam crescer, melhorar as vendas, agregando valor às obras e garantindo sua participação no mercado do artesanato em Mato Grosso”, declarou.

Durante a cerimônia, o secretário Silvio Fidelis elogiou a iniciativa da Superintendência de Cultura de promover as parcerias. Segundo ele, as capacitações são muito importantes como forma de preparar o profissional para que ele ocupe espaços que a cidade e o Estado oferecem para a comercialização de sua arte. “Várzea Grande apoia os artistas e artesãos e quer que eles venham para a  rua, quer que eles se capacitem, se organizem, ocupem espaços, mostrem seus trabalhos e divulguem sua arte que faz parte da rica cultura várzea-grandense, não só na cidade como por todos os cantos do País. A arte é universal e nossas tradições expressadas que seja nas artes plásticas ou artesanatos devem ser conhecidas e expandidas”, declarou o secretário.   

Por: Fred Nogueira - Assessoria SMECEL