Equipes técnicas de Assistência Social são capacitadas pelo Pró-Família


Equipes técnicas de Assistência Social são capacitadas pelo Pró-Família

Essa fase do Programa é uma das condicionalidades para acompanhamento das famílias beneficiárias, para o preenchimento da Agenda da Família e a criação de estratégias para a retirada das famílias de extrema pobreza e vulnerabilidade social


16/03/2018    2022

A Secretaria de Assistência Social está realizando nesta sexta-feira (16), a 2ª capacitação para assistentes sociais e psicólogos integrantes do Programa Pró-Família de Várzea Grande e dos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Jangada, Poconé, Planalto da Serra e Barão de Melgaço. Essa fase do Programa é uma das condicionalidades para acompanhamento das famílias beneficiárias, para o preenchimento da Agenda da Família e a criação de estratégias para a retirada das famílias de extrema pobreza e vulnerabilidade social. A capacitação é coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT).

O objetivo da 2ª Capacitação é apresentar o programa de forma mais aprofundada, a fim de capacitar e trocar experiências com os gestores e equipes técnicas, para trabalhar a intersetorialidade das ações, uma das premissa do acolhimento proposto pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A técnica da Setas/MT, e consultora responsável pelo polo de Várzea Grande, Eliacir Pedrosa da Silva, disse que a capacitação será desenvolvida em um período de 8 meses, com oficinas na abordagem das famílias beneficiárias e também o preenchimento da Agenda da Família, onde expõe as experiências das equipes e agregam valores no desenvolvimento das fases do Programa do Governo do Estado.

Conforme a secretária de Assistência Social, Flávia Omar a capacitação oferecida pela Setas/MT é de extrema importância para o desenvolvimento do Programa Pró-Família em Várzea Grande e nos municípios da Baixada Cuiabana, que se encontram na fase de acompanhamento das famílias cadastradas, para que possam ser capacitadas e inseridas no mercado de trabalho e, consequentemente sair da vulnerabilidade social.

“O Programa do Governo do Estado abrange distintos municípios com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais, mediante ações de promoção da cidadania, bem como inclusão social das famílias em situações decorrentes de pobreza e risco social, no auxílio aos destinatários na superação de tais fatores sociais. A capacitação é uma oportunidade de troca de experiências, pois cada um possui a mesma missão, porém as diretrizes para atingir as metas são diferentes. Várzea Grande está sendo destaque na execução Programa. O Pró-Família é uma ampliação dos serviços já prestados nos municípios e nestas capacitações é que ampliam os conhecimentos, melhora a direção do trabalho e verifica as dificuldades e são tomadas as devidas providencias para saná-las”, explicou Flávia Omar.

A titular da Pasta ressalta ainda que a qualificação é uma oportunidade também de fazer intercâmbio com outros técnicos dos municípios da Baixada Cuiabana. “É uma forma de trocar experiências, também ampliar a Rede de Proteção e aderir a boas práticas que deram certo no programa. As boas práticas de Várzea Grande também foram apresentadas durante o evento”, pontua.

Várzea Grande já realizou a entrega de mais de 1000 cartões do Programa às famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG