Encontro “Integra Suas” inicia capacitação para gestores de assistência social da Região Metropolitana

Políticas Integradas
Encontro “Integra Suas” inicia capacitação para gestores de assistência social da Região Metropolitana

A prefeita Lucimar Sacre de Campos comentou sobre o evento e disse que o papel do município é desenvolver políticas públicas integradas de Assistência Social e garantir a proteção social à família


27/03/2018    2501

Várzea Grande sedia o 1° Encontro ‘Integra SUAS’ 2018 com a participação de 11 municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Os profissionais estarão se especializando nas Políticas Públicas de Assistência Social com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer o trabalho nesse setor. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), no Centro Universitário Univag.

A abertura oficial do encontro teve a participação de diversas autoridades municipais e estaduais que destacaram a importância da assistência social enquanto política pública e de a mesma se constituir como um contato direto entre o cidadão e o Poder Público.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos comentou sobre o evento e disse que o papel do município é desenvolver políticas públicas integradas de Assistência Social e garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; adolescentes carentes e à promoção e empoderamento da integração ao mercado de trabalho.

“Para isso cabe aos Governos Federal, Estadual no seu papel estratégico de coordenação da política de desenvolvimento social estabelecer rumos, diretrizes e fornecer mecanismos de apoio às instâncias municipais, ao terceiro setor e à iniciativa privada. Ao manter a responsabilidade pelo apoio financeiro aos municípios e entidades de assistência social, os Governos atuam no apoio técnico, capacitação, monitoramento e avaliação das ações sociais desenvolvidas por nós municípios”, pontuou a prefeita. Lembrando ainda que a Assistência Social de Várzea Grande já desenvolve vários projetos, que já são bem sucedidos exemplificando o ‘Amigas Empreendedoras', que já capacitou mais de 5 mil mulheres, com atuação em 46 bairros.

A secretária Adjunta de Assistência Social (Setas/MT) Marilê Ferreira, explicou que a gestão das ações e a aplicação de recursos do SUAS são negociadas e pactuadas nas Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) e na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

“Esses procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e seus pares locais (Conselhos Estaduais e Municipais), que desempenham o controle social. O Sistema organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos”, explicou a secretária.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Omar enfatizou que o encontro tem a finalidade de elevar a qualidade e eficácia no atendimento ao trabalhador do SUAS e consequentemente aos contemplados pela Política de Assistência Social. “O SUAS ainda promoverá integração entre os municípios da região possibilitando a participação de todos para otimização dos recursos, bem como o fortalecimento da rede socioassistencial na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”.

Flávia Omar acrescentou ainda que o encontro visa garantir a oferta de formação permanente para qualificar profissionais do SUAS no provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais, além de capacitar técnicos e gestores do SUAS para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro.

O evento prossegue em período integral nesta terça (27) e quarta-feira (28), no Centro Universitário Univag, Bloco C, Auditório 2. Durante os encontros serão realizadas oficinas de orientação com o envolvimento de todos trabalhadores do SUAS. Os grupos serão divididos por serviços, programas, benefícios socioassistenciais, transferência de rendas, apoio técnico financeiro e da gestão do sistema, subdivididas em serviço de proteção e atendimento e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG