Projeto Qualidade de Vida de Várzea Grande leva prática esportiva segura às comunidades

Saúde e Qualidade de Vida
Projeto Qualidade de Vida de Várzea Grande leva prática esportiva segura às comunidades

Está voltado às ações de promoção à saúde e melhoria da qualidade vida  e visa estimular a prática de atividades físicas e esportivas com segurança


27/03/2018    2578

O Projeto Qualidade de Vida, implantado pela Secretaria de Educação por meio da Superintendência de Esporte em maio de 2015, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e esportivas, está em sua 3ª temporada em Várzea Grande e em 2018 está ampliando o atendimento aos adeptos à prática de todas as faixas etárias, com acompanhamento técnico profissional 

O “Aulão de Boas vindas” do projeto foi realizado no último domingo, 25, no Parque Ecológico Municipal Tanque do Fancho onde os participantes tiveram noção e aulas de alongamento localizado, exercícios aeróbicos, dança rítmica de Zumba e circuito funcional de exercícios e contou com um bom público, atendido pelos professores da Superintendência que orientaram os participantes. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde para os exames de pressão arterial e testes de glicemia.

Segundo o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, o projeto é realizado em parques ecológicos do município e quadras poliesportivas. “Estamos ampliando nossas atividades, levando o Projeto Qualidade de Vida para o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do Cristo Rei e para a comunidade do distrito de Bonsucesso, beneficiando assim um número cada vez maior de pessoas que gostam de praticar exercícios físicos”, anunciou. Lembrando que para o projeto são disponibilizados profissionais Educação de Educação Física.

A Superintendência de Esporte está disponibilizando cerca de 10 profissionais, professores com formação em Educação Física que orientam os participantes para a prática dos exercícios com segurança, levando em consideração o condicionamento físico de cada um, verificando o melhor rendimento individual e a qualidade de vida. Após as aulas, estão à disposição também dos participantes frutas onde passam por orientações sobre alimentação saudável e reeducação alimentar e ensinamentos sobre a melhor reposição energética.

Para o secretário Silvio Fidelis, a prática do condicionamento físico ao ar livre contribui para a conscientização dos participantes quanto à questão ambiental. “Os parques propiciam maior contato da população com o meio ambiente, transformando-se em espaços de lazer e incentivo à prática esportiva. Eles tiveram sua funcionalidade resgatada. Passaram por revitalização completa, com a identificação das espécies nativas, além da implantação de equipamentos de academia ao ar livre. Os espaços são referenciais de lazer para crianças, jovens e famílias. O esporte e o lazer na atual administração estão inseridos nos projetos e sendo executados enquanto políticas públicas”, disse.

O Projeto Qualidade de Vida da Superintendência de Esporte acontece no Parque Ecológico Municipal Tanque do Fancho de segunda a sábado das 6:30h às 8h período matutino e no vespertino das 17:30h às 19h.  No CRAS do Cristo Rei nas segundas, quartas e sextas das 5:30h às 7:30h da manhã. Em Bonsucesso, na quadra da EMEB 'Maria Barbosa Martins' no período noturno das 19:30h às 20:30h.

Os interessados em participar do projeto devem comparecer nos locais onde as aulas são ministradas, fazer cadastro e passar por avaliação que é feita  pelos profissionais de Educação Física.

Por: Fred Nogueira - Assessoria SMECEL