Saúde realiza mais de 500 atendimentos na 8º edição do Mutirão Prati-Cidade

Mutirão da Cidadania
Saúde realiza mais de 500 atendimentos na 8º edição do Mutirão Prati-Cidade

Saúde ofertou serviços preventivos e consultas médicas


27/03/2018    2339

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande participou nesta última sexta-feira, 23, da 8º edição do mutirão social ‘Prati-Cidade’, promovido pela Prefeitura de Várzea Grande. O evento contou com a participação de várias secretarias entre elas a Saúde Municipal que levou à população várzea-grandense a realização de exames, agendamento de consultas, entre vários outros tipos de procedimentos. No total cerca de 500 atendimentos em saúde foram registrados na ação que aconteceu das 08h às 16h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Jonas Pinheiro’, no bairro da Manga.

A Superintendente da Atenção Básica de Várzea Grande, Nigima Brasil, considera que muitos cidadãos necessitam de um atendimento médico de rotina, mas por falta de tempo não procura uma unidade básica de saúde e os atendimentos disponibilizados no mutirão trouxe muitas facilidades a esse cidadão e em um único dia pode acessar vários serviços disponibilizados.

“Proporcionar sempre mais serviços de saúde à população de Várzea Grande por meio de ações como essa é uma conquista também para a atenção básica do SUS, o que garante também meios de facilitar esses atendimentos. O 'Prati-Cidade' é uma grande ação que agrega e oferta um grande número de serviços em um único dia facilitando a vida do cidadão; e a saúde pública leva a cada edição serviços de várias áreas”, diz a coordenadora.

Ainda de acordo com a Superintendente foram realizados atendimentos clínicos e após a consulta foi realizada a dispensação do medicamento conforme a necessidade de cada cidadão atendido. Na ação foram realizados ainda a atualização e cadastro do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fez parte dos serviços o cadastramento de pessoas de 55 anos ou mais para serem atendidos na Caravana da Transformação, realizada pelo Governo do Estado para consultas e procedimentos em oftalmologia.

Entre outros serviços de Saúde foram realizadas a coleta de exame de preventivo de câncer de colo de útero, autoexame das mamas, cobertura da carteira vacinal de crianças, adolescentes e adultos e houve também a vacinação animal  em cães e gatos.

O cadastro para o Bolsa Família com pesagem e avaliação de crescimento e desenvolvimento da criança e orientações sobre Saúde Bucal e entrega de kit de higiene oral são os serviços que fizeram também parte dos atendimentos, bem como, as orientações sobre DST/ AIDS, sobre os serviços dos Centros Psicossociais álcool e droga, Transtorno Mental e Infantil e sobre os serviços do 'Consultório na Rua' e entrega de preservativos.

Por: Letícia Kathucia - Assessoria SMS