Prefeita recebe alunos em seu gabinete e enaltece o fortalecimento do Ensino Público Municipal


Escola em Tempo Ampliado já é realidade em 13 unidades de ensino

O prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu a visita de alunos da Rede Pública de Ensino do município na manhã desta quinta-feira (29) em seu gabinete. As crianças, com idades entre 4, 5 e 10 anos, estiveram acompanhadas por diretoras. A visita foi motivada por estudos sobre o sentido da Páscoa, em atividades interdisciplinares e fizeram uma pequena mostra do aprendizado com leituras, poemas e homenagens  .

Para a prefeita a Celebração da Páscoa nos dias atuais, permite refletir sobre o real significado desta data e dos valores necessários para a vivência da fé dentro de uma sociedade contemporânea. 

“Em um período em que as crianças estão em pleno desenvolvimento de formação de caráter e de identidade enquanto pessoas, as ações por parte do ensino devem ser de construção. A páscoa vai além da distribuição do chocolate, porém, a data representa a história do renascimento de Jesus, para uma nova vida, conforme o ensinamento cristão. Celebrar a Páscoa nos dias de hoje, significa recuperar os valores perdidos, os vínculos de solidariedade e humanidade. A escola hoje passa esses ensinamentos de vivências de partilha entre pais e crianças, professores e trabalhadores do ensino”, disse a prefeita.

Reforça a prefeita que dialogar com nossas crianças se faz necessário. Tornar as confraternizações do domingo de Páscoa momentos de celebração de vida, permitindo o exercício da fé, independente da crença religiosa, mas a fé em uma sociedade de valores concretos, justos e solidários também é o desafio de nossa Educação Pública. “Acredito nos avanços alcançados na área da Educação. Agradeço aos 3.800 colaboradores, que estão distribuídos nas 81 unidades de ensino, que fazem  com que as nossas 26 mil crianças tenham um ensino de qualidade”

As diretoras das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) ‘ Emanuel Benedito de Arruda’ e ‘Alino Ferreira de Magalhães’, Josiane Maria da Silva e Márcia Macedo respectivamente e a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI -  ‘Joanita Benedita Teixeira Costa Campos’, Jurema Aparecida de Figueiredo foram unânimes ao afirmar que o Ensino Público de Várzea Grande tem se destacado no cenário Estadual e Federal pelo empenho e priorização dados pela Gestão Municipal em querer transformar a educação municipal em um ensino forte e de qualidade.

Já o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis disse que a Educação Pública de Várzea Grande vem dando passos importantes para conquistar e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que é constituído por indicadores educacionais, onde os resultados são satisfatórios uma vez que houve políticas públicas implantadas no reforço da aprendizagem, como o projeto Escola em Tempo Ampliado, já aplicado em 13 unidades de ensino. “O reforço escolar, onde o projeto institui a permanência do aluno na escola em tempo integral, para aprimorar os conhecimentos, foi o que elevou o Ideb nestas unidades, fora outros programas que somados, tranformam a Educação de Várzea Grande, tonando-a eficiente e eficaz, e também  que consiga cumprir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação Básica”.

Em momentos de descontração as crianças entregaram peças artesanais com o tema da páscoa confeccionados por eles mesmo em salas de aulas e chocolates, à Prefeita Lucimar Campos. Como mensagem final, a prefeita deixou o recado para que as crianças estudem muito. “Nada na vida é por acaso, tudo é fruto de muito esforço e estudo. Aproveitem a oportunidade de estarem frequentando uma escola pública e de qualidade. Na vida de vocês a recompensa vai chegar com um futuro promissor. O estudo leva a um grande universo de profissões. O que queremos é que tenham um futuro melhor ”, destacou Lucimar Sacre de Campos.