Ação conjunta entre Guarda Municipal e Meio Ambiente impede despejo irregular de esgoto  


A ação gerou multa de R$ 10 mil à empresa

Por meio de uma denúncia anônima, a Guarda Municipal e fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande impediram na tarde de terça-feira (04) o despejo irregular de esgoto em uma área verde do distrito de Limpo Grande. Um caminhão tipo ‘limpa fossa’ foi interceptado pela Guarda Municipal que em seguida acionou a fiscalização ambiental. Além do flagrante, que caracterizou a intenção de despejo irregular, o caminhão estava perfurado, permitindo o vazamento do líquido coletado pelo caminho.

A ação gerou multa de R$ 10 mil à empresa. Em função do vazamento, o caminhão ficou apreendido no local, mas o condutor foi levado à delegacia de Meio Ambiente, onde também se registrou um boletim de ocorrência. O condutor ficou à disposição da delegacia. Uma perícia técnica foi acionada para ir até o local onde o caminhão foi interceptado para avaliar as condições do veículo.  

O coordenador de Fiscalização da secretaria de Meio Ambiente, Edipson Morbeck Junior, explica que essa área verde do Limpo Grande está sendo monitora pelo Município porque se tornou um bolsão de lixo e de descartes clandestinos. “Se não fosse a ação pontual da Guarda Municipal esse esgoto teria sido sim lançado de forma irregular e em local totalmente inadequado. A tentativa de tornar a área em bolsão será coibida pelos órgãos fiscalizadores do município e pela Guarda Municipal”.

A apreensão do caminhão, como destaca o coordenador veio ao encontro das ações que o Meio Ambiente vem desenvolvendo. “O flagrante de ontem foi fruto de uma denúncia anônima, mas nós já havíamos iniciado vistorias em empresas situadas e em operação no Município que atuam nesse ramo de limpa fossa. Todas as empresas prestadoras de serviços de coleta e transporte de esgoto sanitário, conhecidos como 'limpa fossas', estão sendo visitadas in loco, checamos suas licenças ambientais, se existem autorizações para atuação e o principal, onde estão descartando o esgoto”. Ainda como completa, essa ação no segmento de limpa fossa atende a um pedido do Ministério Público estadual.