Prefeita recebe visita da bandeira dos festejos de 151 anos de Nossa Senhora da Guia


A programação termina no dia 06 de maio, com várias atividades que incluem alvorada, procissão

A prefeita Lucimar Sacre de Campos recepcionou nesta terça-feira (10) no Paço Couto Magalhães, a Bandeira de Nossa Senhora da Guia, e seus devotos. A comissão festiva, liderada pelo pároco Marcos Reis da Igreja Nossa Senhora do Carmo, visitou dependências administrativas da prefeitura, em conjunto com gestores e funcionários com a tradicional ‘Passagem da Bandeira’. O ato marca os festejos em homenagem à Padroeira de Várzea Grande, Nossa Senhora da Guia, nos seus 151 anos, uma das mais expressivas manifestações religiosas de Várzea Grande.

“Mais que uma tradição, a presença da bandeira no Paço Couto Magalhães é um momento de emoção, fé e religiosidade. Estou feliz em poder participar dessa comemoração à padroeira da nossa cidade, é um momento de renovarmos a fé e ao mesmo tempo, pedir a intercessão de nossa senhora para que continuemos firmes em nosso propósito que é levar desenvolvimento a esta cidade e oportunidades a toda a população. Esta é uma festa abençoada e marcante para a nossa cidade. É uma honra participar deste momento sagrado e também preservar a cultura varzeagrandense na sua religiosidade”, destacou a prefeita.

A rainha da festa de Nossa Senhora da Guia 2018, Vilma Félfili, juntamente com o rei Rogério França Martins, entregaram a prefeita uma lembrança alusiva aos 151 anos de Nossa Senhora da Guia, e lembraram que a passagem da bandeira na Prefeitura Municipal há mais de 20 anos está inserida no calendário do  trajeto da ‘Passagem da Bandeira’ como também a Câmara Municipal e o Fórum.

Para o padre Marcos Reis as homenagens a Nossa Senhora da Guia, é um marco importante para a cultura do município que mantém forte a tradição religiosa, e que está cada vez mais viva e atuante, principalmente com a participação dos jovens que estão incorporando as ações da igreja.

A romaria da ‘Passagem da Bandeira’ que teve início no dia 3 de março, tem percorrido diariamente vários bairros da cidade e segue até este final de semana. Na programação estão incluídas visitas as comunidades paroquiais, novenas e missas de segmentos sociais. 

A programação termina no dia 06 de maio, com várias atividades que incluem alvorada, procissão (com saída em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia), missa festiva no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (CEPAC), feira gastronômica, apresentações culturais e shows artísticos, além de festival de prêmios e às 19 horas Missa de encerramento na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Assim como o município de Várzea Grande neste ano a festa de Nossa Senhora da Guia estará completando 151 anos.