Educação amplia atendimento do Muxirum da Alfabetização em 2018

Inclusão Educacional
Educação amplia atendimento do Muxirum da Alfabetização em 2018

A meta é ampliar o atendimento em 10% em relação ao ano passado.


11/04/2018    1970

O Projeto Muxirum da Alfabetização implementado pela prefeitura de Várzea Grande em parceria com a secretaria de Estado de Educação vai ampliar o atendimento à população do município em 2018. O planejamento com este objetivo foi finalizado pelas equipes da secretaria municipal de Educação. Em 2017 o Muxirum da Alfabetização atendeu 1007 alunos em Várzea Grande.

De acordo com a coordenadora do projeto em Várzea Grande, Carmem Lúcia Giuntini, a grande maioria dos alfabetizandos da etapa 2017 do projeto foi composta por trabalhadores e aposentados, acima dos 40 anos, que superaram as dificuldades da idade e do dia a dia na expectativa de melhorar sua condição de vida.

O projeto é desenvolvido durante seis meses, com 108 dias letivos, atendendo até 14 alunos por turma na área urbana e no máximo 12 alunos na zona rural. Na avaliação do aluno é observada a capacidade individual de diferenciar letras de números e outros símbolos,identificar o alfabeto, a quantidade de letras em uma palavra,as silabas simples,escrever seu nome sem copiar,utilizar critérios de classificação, seriação e conservação de quantidades no mínimo até 50.

O projeto tem por meta erradicar em longo prazo o índice de analfabetismo no Estado correspondente a cerca de 7,1% da população. De acordo ainda com a  coordenadora ,em menos de 1 ano da implantação do projeto, o município de Várzea Grande diminuiu o número de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler nem escrever em 5% e este ano a meta é ampliar o atendimento em 10% em relação ao ano passado.

“Para possibilitar a ampliação do atendimento do Muxirum em Várzea Grande em 2018 já está em andamento os processos de seleção, formação inicial e continuada dos coordenadores locais e alfabetizadores, monitoramento e acompanhamento das turmas e a suplementação do material didático aos alfabetizandos e alfabetizadores” explicou a coordenadora.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, destacou que o Muxirum da Alfabetização é uma valiosa ferramenta que possibilita o acesso ao conhecimento, fortalecendo a cidadania, melhorando a qualidade de vida e promovendo a reinserção social. “Nossa meta é alfabetizar mais de 1200 alunos em 2018 e para isso estamos trabalhando para ampliar ainda mais o atendimento ao cidadão de Várzea Grande” declarou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG