Várzea Grande padroniza a Guarda Municipal no fortalecimento da corporação

Segurança Municipal
Várzea Grande padroniza a Guarda Municipal no fortalecimento da corporação

O brasão, distintivos e insígnias são de uso exclusivo dos integrantes da Guarda Municipal


18/04/2018    2109

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, adotou medidas de padronização e legalizou por meio de Decreto Municipal a padronização das ações do grupamento, bem como de insígnias, uniformes, acessórios, equipamentos de defesa pessoal e de viaturas. A ação visa o fortalecimento da disciplina e a hierarquia, bem como o desenvolvimento do espírito de conjunto e conceito da instituição junto à sociedade na sua identificação. O ato tem respaldo pelo Decreto Municipal de n° 16/2018 que decorre sobre as novas regras.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alexander Torres Maia, é muito importante padronizar a Guarda Municipal, porque é uma força de segurança pública do município. “São eles quem zelam pelo nosso patrimônio. A Padronização visa dar uma condição melhor para esses profissionais perante a sociedade, principalmente na sua identificação. As insígnias e patentes demonstram respeito e hierarquia. Embora a Guarda Municipal não tenha caráter militar, a medida adotada pelo município acata a Lei Federal nº 13.022/2014 que regulamenta os uniformes utilizados pela corporação”, argumentou o secretário.

O secretário disse ainda que o uniforme é um item indispensável e elemento primordial na apresentação individual e coletiva do policial, é uma forma de também facilitar a identificação visual do Guarda Municipal, em qualquer ação que este venha a desempenhar, além da reformulação das classes da Guarda Municipal.

“De um modo em geral à padronização de utilização de uniformes do grupamento, nomenclaturas, equipamentos de proteção individual, entre outras já acontece em vários municípios e Várzea Grande também se alinha a esta nova necessidade. Essa padronização é importante para se criar uma identidade institucional em Várzea Grande, para que o cidadão, consiga identificar, onde for, a corporação. Recentemente a Guarda Municipal foi capacitada pelo Programa POP (Procedimento Operacional Padrão), o que nos permitiu integrar com as forças de segurança do Estado. A Guarda está sempre presente como parceria tanto da Polícia Civil quanto Militar nas ações no município. A Nossa identificação é muito importante em ações integradas, onde o cidadão passa a reconhecer a Guarda Municipal pela sua farda e ou insígnia”.

Alexander Maia informou ainda que todos os agentes que integram o quadro da Guarda Municipal de Várzea Grande passaram a usar as insígnias e divisas pertencentes às funções que cada um exerce dentro da corporação. O brasão, distintivos e insígnias são de uso exclusivo dos integrantes da Guarda Municipal. Apesar de o azul ser uma cor comum, vem sendo adotadas por todas as Guardas Municipais”, destacou o secretário.  

O brasão básico em metal dourado será usado por todo o corpo da Guarda Municipal, de forma e acabamento biconvexa acima, com brasão do município ao centro, levando o nome Guarda Municipal acima do brasão central e o nome do município de Várzea Grande. Já o brasão utilizado pelo comandante e subcomandante, na parte inferior, margeando a borda, será circundado com dois ramos de louro dourados.

Por: Kátia Passos - Secom/VG