Prefeitura promove novas medidas para melhorar o trânsito da cidade

Mobilidade Urbana
Prefeitura promove novas medidas para melhorar o trânsito da cidade

O pregão para locação de radares eletrônicos foi homologado no último dia 27, o que vai permitir melhorar ainda mais o trânsito de Várzea Grande


03/05/2018    1294

A prefeitura municipal de Várzea Grande vai implantar um novo modelo operacional, também como parte dos esforços para reduzir o número de acidentes no trânsito, que vai gerar um melhor monitoramento do sistema viário principal da cidade, bem como, em vias de grande circulação de veículos, que são equipamentos de interferências mais eficientes, como os radares eletrônicos.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o pregão para locação desses equipamentos já foi homologado no último dia 27, o que vai permitir melhorar ainda mais o trânsito de Várzea Grande.

“A prefeitura de Várzea Grande desenvolveu para 2018 projetos que incluem a manutenção da sinalização nos principais corredores de tráfego com maior índice de acidentes, revisão da sinalização, implantação lombofaixas em locais com elevada concentração de pedestres, revitalização de faixas de pedestres próximos de escolas e unidades de saúde e agora com a secretaria municipal de Defesa Social a implantação de radares. São ações que juntas fazem parte do Plano Sustentável para Mobilidade Urbana que integra o projeto de Revitalização e Modernização do Sistema Viário e de Sinalização. As ações respeitam e estão de acordo com a Legislação do Trânsito”, explana o secretário. 

Ainda como explica Breno Gomes a  Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana intensifica os serviços, neste período pós chuvas de pinturas de faixas e implantação de redutores de velocidade, e de tacha refletiva (olho de gato). “Em princípio, estão sendo priorizadas as ruas, avenidas e cruzamentos considerados perigosos, de grande fluxo de veículos e também com maior registro de acidentes. Para efetivar estas ações de revitalização estão sendo investidos cerca de R$ 300 mil reais, recursos da própria administração. E para implantação de radares cerca de 700 mil”.

Foram revitalizadas as sinalizações das avenidas Dr. Paraná, Couto Magalhães, FEB e Filinto Muller. Toda a extensão da Rua Izabel Pinto, na região do grande Cristo Rei, a  Rua Jorge Witzak e as Avenidas Governador Pedro Pedrossian e Júlio Campos.”

Breno Gomes explicou que para garantir mais durabilidade na revitalização está sendo aplicada nas faixas de sinalização a técnica termoplástica de aplicação a quente, que são visíveis durante o dia e, principalmente, à noite. Já os tachões, popularmente conhecidos como olho de gato, foram instalados em grandes avenidas, pois ajuda o condutor a ter melhor visibilidade e consequentemente a redução de velocidade, evitando assim acidentes bem como ultrapassagens em locais proibidos. “A sinalização viária, aliada ao recapeamento da malha asfáltica têm garantido mais segurança para quem utiliza as vias públicas”, disse o secretário. 

Breno Gomes afiança que a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana mantêm de forma rotineira a revitalização das faixas de pedestres já instaladas em diversos pontos da cidade, principalmente em vias próximas de escolas e unidades de saúde. O trabalho é executado com levantamento das demandas, e dos desgastes que as sinalizações sofrerem com o passar do tempo. Somente no ano passado foram instaladas mais de 60 faixas de pedestres em toda a cidade. Novos estudos estão sendo feitos para instalações de quebra-molas em diversos locais da cidade.

Breno Gomes destaca ainda que todas essas ações têm como meta disciplinar o trânsito, reduzir a velocidade dos veículos e melhorar a travessia dos pedestres, porém o que se deve prevalecer é a consciência das pessoas e respeito às leis de trânsito, tanto por parte dos condutores quanto dos pedestres.

“Com a implantação de novos sistemas de revitalização e modernização da malha viária, Várzea Grande ficará muito mais organizada e sustentavelmente correta”, pontuou. Lembrando que já foram criadas rotas operacionais, intensificado a renovação das sinalizações vertical e horizontal na cidade e implantado sinais de trânsito, como placas de sinalização nas vias da cidade .

“O objetivo de todas estas ações é garantir a segurança de condutores e pedestres e identificar problemas de tráfego. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que para a regularidade do trânsito e segurança dos pedestres e veículos, é necessária atenção e a constante visualização da sinalização viária, enfatizando que danificar ou destruir qualquer sinal de trânsito incide na pena de multa e na obrigação de reparar o dano causado”, finalizou o secretário.

Por: Kátia Passos - Secom/VG