Com investimentos da ordem de cerca de R$ 7,5 milhões entre recursos próprios dos governos Estadual e Municipal, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Sacre de Campos, juntamente com o Secretário Executivo da Secretária de Estado de Educação, Nelson Viana assinaram ordem de serviço, na noite do dia 9, para a construção de uma Escola Estadual a ser edificada no Bairro São Simão, o que atenderá também a comunidade do Ouro Verde. Durante o ato de assinatura a prefeita entregou as comunidades a iluminação da Praça Esportiva do bairro São Simão. As ações fazem parte das comemorações dos 151 anos de Fundação de Várzea Grande.

“O mais importante de tudo isso talvez não sejam as obras físicas que estamos lançando e entregando neste bairro, mas sim o legado que estamos deixando para as próximas gerações. Tanto a nova unidade escolar bem como a Praça Esportiva vão beneficiar todas as comunidades no entorno do São Simão. São investimentos prevendo o futuro de nossas crianças. Estamos fortalecendo a Educação, quer seja no incentivo a cultura, ao esporte e ao lazer, das crianças, das comunidades e das famílias que aqui vivem ”, destacou a prefeita Lucimar Campos.

A chefe do executivo reafirmou o compromisso desta administração o de empreender novos projetos, aplicar políticas públicas educacionais que vêm de encontro aos anseios da comunidade escolar melhorando a qualidade na Educação, e da população, principalmente as mais carentes. “O nosso maior desafio tem sido a educação de crianças e jovens, que vem apresentado bons resultados no que diz respeito aos processos de aprendizagem, principalmente nos anos iniciais, sem esquecer-se da importância do ensino fundamental que é a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e a projeção para o ensino superior, o que define suas vidas e carreiras. Um ensino forte e de qualidade estamos delineando em Várzea Grande”.

Lucimar Campos frisou ainda o empenho que todas as secretarias municipais vêm fazendo para aumentar cada vez mais a qualidade dos serviços realizados pelo poder público municipal. “Estamos investindo em todos os setores, principalmente na Saúde e Educação, sem esquecer também do trabalho social que tem possibilitado a mudança de vida de centenas de pessoas que estão inseridas nos programas assistenciais executados pelo município. Muito já foi feito e muito ainda será feito no decorrer do ano.Temos muitos projetos que estão em execução o que vai garantir uma Várzea Grande melhor para se viver”, afiançou a prefeita.  

O projeto da nova escola estadual prevê aproximadamente 4 mil metros quadrados de área construída divididos em: 16 salas de aulas, sala de articulação, biblioteca, laboratórios (física, informática e química), espaços administrativos, arquivo, copa, sanitários, refeitórios, almoxarifados, cozinha e quadra de esporte coberta. Além disso, a escola vai ganhar também uma quadra poliesportiva com vestiário feminino e masculino, instalações elétricas e de combate a incêndio e pânico, posto de transformação entre outras melhorias.

O Secretário Executivo de Estado de Educação, Nelson Viana, disse que o setor educacional do Estado tem passado por diversas transformações e cada vez mais tem se posicionado como um importante elo de desenvolvimento humano. “É muito importante construir escolas, mas também é muito importante investir na qualificação educacional dos professores para que estes possam desenvolver ensino de qualidade. “O Governo do Estado está trilhando novos caminhos, para isso estamos investindo na Educação, e a nossa intenção é continuar fazendo mais escolas e dando mais oportunidades para jovens e adultos. Esta parceria com o município de Várzea Grande é muito importante, pois vai ampliar o número de vagas na Rede Escolar do município e acima de tudo estamos próximos as comunidades. Nesta Região a escola vai atender muitas comunidades, este é o propósito do Governo construir escolas em comunidades mais necessitadas. Com a escola chega também a infraestrutura ”.  

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, disse que o município vem aplicando mais de 25% da sua receita corrente na Educação, e esses investimentos têm resultado numa melhor qualidade do ensino público municipal. Quanto à nova unidade que será construída no bairro São Simão/Ouro Verde, o secretário observa que a escola irá atender de fato a clientela dessas localidades. “Somente neste ano o Governo do Estado entregou ao município de Várzea Grande duas escolas estaduais a Governador Dante Martins de Oliveira, localizada no bairro Solares do Tarumã e a Professora Elizabeth Maria Bastos Monteiro no bairro São Mateus. Outras duas escolas estaduais estão sendo edificadas nos mesmos moldes desta parceria de hoje, sendo elas a do Parque Sabiá/São Mateus e no Gonçalo Botelho/ Souza Lima”, registrou.

A moradora do bairro São Simão, Ermínia Padilha de Siqueira comemorou o lançamento da construção da nova unidade escolar. “Essa escola vai melhorar a nossa vida, uma vez que muitas crianças do bairro têm de se deslocar para outras localidades para estudar. Com a Escola Estadual no próprio bairro elas não precisarão mais sair daqui”.

Esporte e Lazer – A praça esportiva do bairro Ouro Verde ganhou nova iluminação. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana ampliou o número de torres, refletores e braços cobertos o que vai possibilitar aos moradores e desportistas das comunidades do entorno do São Simão a prática esportiva, caminhadas e ginásticas ao ar livre, podendo o espaço ser utilizado agora no período noturno. Foram investidos na iluminação da Praça Esportiva R$ 40 mil, recursos próprios do município. 

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, disse que a nova iluminação pública faz parte de uma série de melhorias que a região do São Simão e Ouro Verde têm recebido do poder público municipal. “Além da iluminação que irá permitir que os moradores da praça pratiquem atividades físicas com mais segurança, o bairro e demais regiões vêm sendo também beneficiados com limpeza urbana em geral, pintura de meios fios e sinalização viária, além de demais serviços de infraestrutura ”, completou.