Educação promove reunião gerencial de 2018

Prêmio de Gestão Escolar
Educação promove reunião gerencial de 2018

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, já disponível para Várzea Grande


11/05/2018    244

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove, no mês de maio, a primeira reunião gerencial de 2018 com gestores e coordenadores de todas as unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande. No encontro são debatidos temas referentes às atividades extracurriculares, como exemplo o Prêmio de Gestão Escolar, edição de 2017.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, as reuniões gerenciais com os gestores das unidades escolares fazem parte da gestão democrática implantada pela Prefeitura Municipal, que tem trazido resultados importantes para a melhoria do ensino na rede pública de Várzea Grande. “Nesses encontros, os gestores são informados sobre as ações realizadas pela pasta, podem expor experiências exitosas de suas unidades, debater pautas de interesse geral e até buscar apoio e soluções para dúvidas que possam acontecer sobre os processos de gestão” pontuou o secretário.

Na reunião gerencial o foco principal é a  realização do processo de autoavaliação nas unidades escolares para a preparação das escolas de Várzea Grande do Prêmio de Gestão Escolar – edição 2018/2019. Para a superintendente pedagógica Gonçalina Rondon, o debate entre os gestores das escolas que participaram da edição passada com os demais gestores é muito importante para  incentivar a maior participação das escolas do município na próxima edição do prêmio.

“Para que a unidade participe do Prêmio de Gestão Escolar é necessário que os gestores façam um trabalho sério e minucioso de autoavaliação da escola, detectando seus pontos fracos e fortes, estabelecendo metas exequíveis para os ajustes que precisam  ser feitos, garantindo resultados efetivos na melhoria como um todo” ressaltou.

Além da devolutiva, durante a reunião também  são abordados assuntos como a abertura do Censo Escolar/2018, programado para ocorrer no dia 31 de maio, a reposição de uniformes e o processo de chamamento dos aprovados no concurso público da Educação, realizado pela Prefeitura Municipal .

O secretário Silvio Fidelis destacou ainda o retorno dos repasses dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. O secretário lembrou que o município não recebia os repasses do PDDE desde 2014, por irregularidades constatadas na prestação de contas de algumas unidades escolares junto ao Ministério da Educação. “As irregularidades foram constatadas em 2006, quando a prestação de contas das escolas eram feitas ainda de forma física (os processos eram encaminhados à Brasília via sedex). Através de um trabalho minucioso de pesquisa bem detalhado, pudemos realizar a busca documental dos registros para a reapresentação efetiva das prestações de contas e conseguir que os recursos pudessem voltar a ser liberados” disse.

Os repasses do Governo Federal para o Programa Mais Alfabetização de Várzea Grande também foram informados. Segundo o secretário, os recursos na ordem de R$ 172.503,00, referente à primeira parcela num total de duas, já estão sendo repassados às unidades escolares para serem empregados no ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos assistentes de alfabetização, na aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades complementares com foco na alfabetização.

A  s ecretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer cumpriu todas as exigências legais estabelecidas pelo Ministério da Educação –MEC-, desde a publicação do Edital ao Processo Seletivo Simplificado, realizado no final de abril para a seleção de assistentes de alfabetização para todas as 53 escolas participantes, estando apta para o início do programa já no mês de maio.

Por: Fred Nogueira - Secom/MT