Cerca de 100 cidadãos contribuíram com a História de Várzea Grande e foram agraciados com Títulos de Cidadania pelos relevantes serviços prestados à cidade e sua gente. A sessão solene integra a comemoração aos 151 anos de fundação de Várzea Grande e foi realizada pela Casa de Leis.  A solenidade contou com a participação da prefeita Lucimar Sacre de Campos, autoridades do executivo, legislativo e judiciário municipal, estadual e federal, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Várzea Grande, lideranças comunitárias e população em geral. A sessão solene ocorreu nesta quinta-feira (10), no buffet Cravo e Canela.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos parabenizou todos os agraciados destacando a importância deles para o desenvolvimento da Cidade. “Vocês, nobres agraciados, fizeram e fazem História em nossa cidade, deixando marcas inesquecíveis, dignas de receberem o nosso sincero agradecimento, pois são pessoas brilhantes capazes de realizar ações de cunho social da mais alta relevância”.

A prefeita declarou que o município vivencia uma harmonia bastante saudável entre os poderes Legislativo e Executivo, comportamento que tem feito, segundo ela, muito bem à população, que pode contar com as duas esferas do poder local como aliadas, cujos objetivos são comuns: trabalhar pelo desenvolvimento do município e defender os direitos sociais dos cidadãos.

“Unidos construiremos juntos uma Várzea Grande mais justa, digna e igualitária. Agradeço a todos os vereadores pela contribuição nesse processo por estabelecer um diálogo estreito e respeitoso com a Administração Pública”, pontuou.

A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Benedito Francisco Curvo, que no ato, disse “Conceder título de cidadania é motivo de alegria por ser justo reconhecimento as pessoas que no exercício de suas atividades se esforçaram para melhorar a qualidade de vida da população de Várzea Grande. A outorga do título de cidadania vai além de uma homenagem àqueles que contribuíram ou contribuem pelo desenvolvimento da cidade. É um gesto oficial, uma forma de agradecimento e reconhecimento ao trabalho que essas pessoas que aqui chegaram e se engajaram no projeto de desenvolvimento, de crescimento, de valorização aos nossos costumes e à nossa cultura, somando, cada qual nas suas funções”.

Em seu pronunciamento, o vereador Ícaro Revele que no ato representou os demais vereadores, saudou os convidados. “É com muita satisfação que nós apresentamos esta solenidade, aprovada por unanimidade, oficializando a cidadania desses cidadãos que contribuíram muito para a nossa cidade. É um reconhecimento do trabalho, empenho e dedicação dessas personalidades. Quero parabenizá-los e desejar sucesso em suas realizações”.

O representante dos agraciados, juiz de Direito e presidente do Fórum da Comarca de Várzea Grande, Jones Gattas Dias falou que é uma honraria ser agraciado durante as festividades aos 151 anos de Várzea Grande. “É uma satisfação participar das festividades representando o Poder Judiciário. Esta cidade me acolheu em seu seio no exercício da minha profissão. Agradeço a iniciativa da Casa de Leis em me tornar um cidadão várzea-grandense de fato e de direito. A Justiça também atua como parceira para o desenvolvimento da cidade. A Justiça Cidadã também integra projetos socioassistenciais que visam diminuir a vulnerabilidade social, e assim, a criminalidade”. 

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, vereadores, alunos da Rede Pública Municipal de Educação, Instituto Jaiminho, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades e demais convidados, que puderam presenciar o reconhecimento de personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

O título de “Cidadão Várzea-grandense” é outorgado às pessoas não nascidas em Várzea Grande, mas que têm, reconhecidamente, prestado relevantes serviços ao município ou proporcionado benefícios de ordem pública, que se dedique ou tenha se dedicado à prestação de serviços de assistência social, material, religiosa ou psicológica, que caracterizem atos de benemerência para com a comunidade.