Profissionais são homenageados pela contribuição à saúde pública de Várzea Grande

SUS Fortalecido
Profissionais são homenageados pela contribuição à saúde pública de Várzea Grande

25 anos de existência do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande


11/05/2018    555

Diferentes personalidades entre eles, médicos, vereadores, trabalhadores da Saúde, instituições e atores de diferentes áreas com relevante contribuição para a saúde pública de Várzea Grande foram homenageados com Moção de Congratulações por parte do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, em comemoração aos 25 anos de existência do Conselho e pelos 151 anos de aniversário da cidade. A prefeita Lucimar Sacre de Campos foi uma das homenageadas por destaque na atuação da Gestão Pública do SUS no município, que prioriza as atividades e serviços do Sistema e que têm dado resultados benéficos à saúde individual e coletiva dos milhares de cidadãos Várzea-grandenses. O ato ocorreu no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), na tarde desta sexta-feira (11).

Lucimar Sacre de Campos, disse que recebeu a homenagem com grande satisfação, pois Várzea Grande está com uma nova concepção de Saúde Pública onde foram inovadas as práticas de atendimento, quando o município passou pela reorganização da sua Rede de Serviços e capacitando seus servidores. “Priorizamos a Saúde Pública desde o início da Gestão. Além de reorganizar a forma de atendimento da Rede de Serviços do SUS, priorizamos em ofertar aos usuários mais serviços, bem como, instalações adequadas para o atendimento e realização dos procedimentos. Por isso, reformamos o Pronto Socorro, policlínicas e agora estamos retomando as construções paralisadas das Unidades Básicas de Saúde. Abrimos novos serviços relevantes as necessidades da população como a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24hs do Ipase, Centro Odontológico, além da atenção psicossocial e o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento SAE/CTA. Enfim, implantamos a política de humanização em nossas unidades. O mais importante, a Rede Cegonha existe, e agora os várzea-grandenses estão nascendo no seu próprio município. Gostaria de fazer muito mais, porém a cada passo que é dado é conforme a disponibilidade orçamentária. Estamos aplicando 30% das receitas correntes no SUS de Várzea Grande, onde a Lei determina 15%. Estes recursos a mais é que estão fazendo a diferença e nos permitindo abrir mais e mais serviços”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Erick Willian Pinto, enalteceu a história e toda luta em prol da construção do Sistema Público de Saúde implantado em Várzea Grande e a importância da caminhada consolidada ao longo desses 25 anos. “O nosso Sistema Único de Saúde tem uma dimensão verdadeiramente universal quando cobre indistintamente todos os várzea-grandenses, com serviços de vigilância sanitária, de alimentos e de medicamentos, de vigilância epidemiológica, além da assistência nos níveis primário, secundário e terciário. Sabemos os limites de financiamento, mas Várzea Grande cresce na Saúde Pública quando prioriza a mais importante Pasta de uma Administração Pública. O Conselho Municipal de Saúde agradece a prefeita Lucimar Campos por esta dedicação à sua população”, afiançou o presidente.

Para o secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, o SUS hoje é a maior política de inclusão social, sendo constitucional como direito de todos e um dever do Estado. “A instituição SUS, assim posso chamá-lo, porque é feito por pessoas que amam o Sistema, são trabalhadores valiosos que não medem esforços para melhor atender a qualquer cidadão que chega a qualquer unidade de saúde. A homenagem a estes trabalhadores do Sistema é uma forma de reconhecer os que fazem e contribuem para a saúde da população. Uma justa homenagem para aqueles que ajudaram a construir uma trajetória de transformação, de ousadia, de mudanças no Sistema Único de Saúde de Saúde de Várzea Grande”, destacou o secretário.

O médico e diretor clínico do Centro de Especialidades Médicas, Sebastião Dias de Oliveira falou sobre a importância da homenagem para o reconhecimento do trabalho que em prática médica já são dedicados mais de 26 ano ao SUS. “Receber essa homenagem nos dá muita alegria para podermos continuar nessa luta para população, especialmente aqueles que não tem um plano de saúde. Agradeço muito ao Conselho. Se estou aqui até hoje trabalhando pelo Sistema é com a ajuda de todos os trabalhadores da saúde pública ”.

Zacarias Costa, militante do SUS conhecido por defender os direitos da pessoa com Aids e integrante do Movimento Aids Brasil, disse que “Existe sempre uma multidão de pessoas que dão o melhor de si para que haja mais cidadania para as pessoas que necessitam do SUS. Que isso seja um incentivo para toda a sociedade para continuar a lutar por um SUS mais justo e com mais e mais serviços que alcance a necessidade de todos os várzea-grandenses. Ao longo desses 35 anos trabalhando com a saúde eu recebo essa homenagem com muito carinho. Fiquei muito emocionado e muito feliz pelo reconhecimento do trabalho que faço. É muito bom ver o Conselho nessa linha de reconhecimento das diferentes pessoas e instituições envolvidas e principalmente tratando de trazer uma inovação tão necessária ao sistema de saúde em benefício ao enriquecimento da população Várzea Grande”, disse ele.

Por: Da Redação - Secom/VG