Desfile cívico-militar contou com a participação de autoridades de todos os poderes

151 anos de Várzea Grande
Desfile cívico-militar contou com a participação de autoridades de todos os poderes

O desfile teve apresentações de mais de 1000 alunos das diversas escolas municipais e contou com a participação do Exército Brasileiro


16/05/2018    642

Várzea Grande esteve em festa cívica pela comemoração dos 151 anos de fundação da cidade. O desfile cívico-militar encerrou a grade de festividades, na tarde do dia 15 de maio, aniversário da cidade. A Avenida Couto Magalhães ficou lotada de populares, com cerca de mais de 20 mil pessoas entre os participantes e visitantes. No palco, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, recepcionou os Poderes Constituídos do Estado, representados pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, o procurador-geral do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, procurador Mauro Curvo, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Eduardo Botelho, o presidente da Câmara  Municipal, Benedito Francisco Curvo. Presentes também secretários de Estado e municipal, vereadores e lideranças comunitárias.

O desfile teve a participação de mais de 1000 alunos das diversas escolas municipais e contou também com a participação do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Banda, Academia de PM Costa Verde e Banda, Desbravadores, Instituto Jaiminho, Lions Clube, Ordem Demolay, IFMT, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e pelotões das Secretarias de Assistência Social e Educação. O tema abordado foi “Como é bom morar em Várzea Grande”. Cada participante abraçou o tema sugerido e desfilaram ao longo da Avenida Couto Magalhães, apresentando ao público presente cada subtema que aborda os aspectos históricos, econômicos e socioculturais de Várzea Grande.

“Administração Municipal se faz com a participação de todos e é por isso que parabenizo a todos os várzea-grandenses pela data dos 151 anos da cidade. Agradeço a Deus por nos ter permitido estar aqui, para levar este sentimento de gratidão a cada cidadão que se fez presente nesse momento cívico, no entendimento de que cidadania é participação. E porque não comemorar também com as autoridades presentes, junto com os poderes constituídos do Estado, com o Exército  Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, cada aluno de cada unidade escolar presente no desfile”, ressaltando que os alunos apresentaram os projetos multidisciplinares desenvolvidos dentro da escola.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos destacou ainda que este é um momento de celebração. “Nossa cidade foi realinhada e reconstruída com garra e determinação. O desfile mostra o orgulho de nossa população com nosso município. Tivemos a oportunidade, de como prefeita dar esse grande avanço no desenvolvimento de Várzea Grande, que é notório por todos. Nós criamos uma infraestrutura maior do que de muitos municípios do Brasil. Para nós é motivo de muita alegria e satisfação ver essa festa com a população cheia de esperança e gratidão, por ter uma cidade digna de se morar”, enfatizou.

Já para o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, comemorar os 151 anos de uma cidade que teve sua recuperação socioeconômica, com uma gestora que se preocupou em ordenar juridicamente os atos administrativos da cidade e colocar nos eixos, e ainda por considerar o princípio da legalidade como norma principal de sua gestão, é com satisfação que marco presença. “Diferente de muitas cidades do Brasil, mediante a crise econômica nacional, o que se observa é que Várzea Grande se recupera e devolve a sua população obras essenciais. Vim pessoalmente neste desfile cívico- militar comemorar junto com as autoridades deste município a evolução administrativa perceptível quer seja em novas obras, e projetos”, disse o presidente do TJ.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho pontuou que a população reconhece e retribui, com sua participação, os esforços do governo municipal em investimentos sociais, saúde, educação e infraestrutura. “O que vimos hoje foi uma sinergia entre povo e a administração municipal, o que faz toda a diferença e ajuda o município a avançar. Festejamos a melhoria da qualidade de vida de nosso povo e muitas realizações, como o salto na Educação, Saúde, Infraestrutura, com escolas em horário integral, creches de primeiro mundo e a quilometragem expressiva de asfalto novo. Várzea Grande hoje se tornou um verdadeiro canteiro de obras em distintos segmentos. Então, só temos a comemorar o desenvolvimento e o progresso que se estabeleceu nesta gestão”, sublinhou.

O Procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, disse que ficou surpreso ao ver no desfile a ala das três escolas municipais vencedoras do Projeto do Ministério Público Estadual  “Onde há Educação, a Corrupção não tem vez”. “O Projeto é desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), a qual visa consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção, fomentando a integridade social e a educação para cidadania. O Judiciário de Mato Grosso encampou o projeto, e o resultado está hoje no desfile representado pelas crianças de Várzea Grande que o desenvolveram de forma forte e correta, e se destacaram entre as demais escolas públicas de Mato Grosso”, disse o Procurador-geral.

O vice- prefeito, José Hazama agradeceu a presença de todos e cumprimentou os munícipes. “Quero parabenizar todas as pessoas que contribuíram para construir nossa cidade e ajudam a fazer daqui o melhor lugar para se viver. Parabenizamos Várzea Grande, esse povo ordeiro, exemplar, pois o que queremos ofertar é uma cidade com a  melhor qualidade de vida do país. Parabéns pela sua luta, pelos seus 151 anos”.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, a comemoração do aniversário de Várzea Grande com o Desfile Cívico- Militar é uma marca da cidade. “Neste ano, conseguimos deixar a festa ainda mais bonita, ampliando a participação das escolas e da sociedade civil. Muita gente prestigiou o evento, isso mostra o quanto a população de nosso município aprecia essa tradição e ato de civismo. Hoje celebramos Várzea Grande, cidade acolhedora, saudável e humana, exatamente como exalta nosso Hino. Vamos valorizar a nossa cidade, pois estamos vivendo um novo tempo", exaltou.

Rosa Silveira Costa, moradora do bairro Canelas e natural de Várzea Grande prestigia o desfile todos os anos. “Todos os anos venho assistir, já é um evento tradicional, gostei bastante. Tudo muito lindo. A cada ano está melhor.  Nossa cidade mudou para  melhor. Hoje temos orgulho desta terra que acolhe nossa família".

“Assistimos a um belíssimo desfile mostrando toda a diversidade cultural da cidade”, elogiou Maria dos Santos, moradora do bairro São Simão.

Organizado pela secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer o desfile cívico-militar trouxe de volta a autoestima da comunidade estudantil, da população, dos professores e servidores municipais. Segundo a organização do evento, o desfile foi um dos maiores da História do município, desde a quantidade de público como as atrações, que proporcionaram um lindo espetáculo para a população.

Ao final a prefeita parabenizou a todos pelo empenho e destacou a importância da cultura e civismo para as crianças e juventude. “Vamos exaltar nossa cultura, nossa arte e o civismo pois as crianças e os jovens precisam disso para que tenham  mais cultura, valores, vida e alegria. Gostaria de dizer que nesses 151 anos, o município sorri porque vê que está vivendo um novo tempo. E que a cada ano possamos fazer de Várzea Grande uma cidade ainda mais próspera e justa. Hoje podemos dizer com orgulho ‘Como é bom morar em Várzea Grande'”, finalizou.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG