A prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Gestão Fazendária e de Saúde, apresenta no dia 30, o primeiro balanço financeiro de 2018, com dados referentes ao primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril).

Os números do demonstrativo financeiro serão divulgados por meio de audiências públicas, no dia 30. A da Gestão Fazendária a partir das 16h, no auditório da secretaria de Assistência Social, na Avenida Castelo Branco, em frente à Câmara Municipal.

Já o relatório quadrimestral da Saúde será apresentado no auditório da Câmara Municipal, também por meio de audiência pública, a partir das 9h.

A demonstração dos números em audiência pública atende ao disposto no art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/2000 e as informações municiam órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A audiência, mais do que um rito constitucional, é um momento no qual o poder Executivo expõe de forma transparente onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos arrecadados por meio do recolhimento dos impostos de cada cidadão. Mais que um rito, a prestação de contas está aí, pela cidade. A população anda e vê os benefícios prontos ou chegando próximos de suas casas, seja no recapeamento asfáltico e ou novo asfalto, no tapa-buraco, em uma reforma de unidade de saúde, na entrega de unidades de saúde como exemplo o Centro Odontológico ou mesmo na linha de ônibus que voltou a circular na sua rua porque a via foi recuperada”, argumenta a secretária interina de Gestão Fazendária, Lucineia Santos.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, destaca que o momento é uma oportunidade para prestação de contas dos recursos recebidos, bem como, de apresentar os avanços alcançados em ações e serviços realizados dentro desse período. ”De forma bem transparente estamos aplicando os recursos na reestruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde, quer seja em obras, abertura de novos serviços, aquisição de equipamentos de alta tecnologia, aquisição de medicamentos e insumos de saúde, enfim, o que vemos hoje é uma Saúde Pública mais organizada, onde as unidades estão sendo reformadas, a exemplo do Hospital e Pronto Socorro que já recebeu obras de reforma, o que possibilitou a abertura de novos serviços, como Rede Cegonha, onde as crianças de Várzea Grande estão nascendo na sua própria cidade. O SUS de Várzea Grande gradativamente vem se fortalecendo e se reestruturando conforme as necessidades do cidadão várzea-grandense”, explicou o secretário.

Após a apresentação, o balanço referente ao primeiro quadrimestre de 2018 estará disponível no endereço eletrônico (www.varzeagrande.mt.gov.br) no link Portal Transparência.