Programa Mais Alfabetização tem início na rede municipal de ensino de Várzea Grande

Educação Inclusiva
Programa Mais Alfabetização tem início na rede municipal de ensino de Várzea Grande

O programa Escola em Tempo Ampliado é uma iniciativa da Educação Municipal


29/05/2018    278

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deu início às aulas do Programa Mais Alfabetização nas escolas de Educação Básica de Várzea Grande. O programa instituído pelo Ministério da Educação, cumpre a determinação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que visa fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental (crianças de 6 a 7 anos).

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, mais de 5 mil alunos da rede municipal estão sendo atendidos pelo programa do Governo Federal. “Várzea Grande saiu na frente cumprindo em tempo regimental todas as etapas legais que o programa exigia para ser iniciado, como a publicação do Edital, o processo Seletivo Simplificado para a seleção de assistentes de alfabetização para todas as 53 escolas participantes, a aplicação de avaliações diagnósticas para conhecer o nível de alfabetização dos alunos, a inserção dos dados cadastrais referentes aos professores alfabetizadores, assistente de alfabetização, estudantes e os resultados das avaliações diagnósticas. A equipe da Educação está trabalhando de forma integrada e célere para que os projetos e programas sejam aplicados de acordo com as regras estabelecidas e em tempo hábil. Nas nossas escolas vamos ampliar os conteúdos e outros que não estejam estabelecidos na BNCC, respeitando a diversidade social e regional de cada localidade. No programa Escola em Tempo Ampliado, aplicamos conteúdos, respeitando os costumes, por exemplo nas escolas rurais em que o programa é aplicado, respeitamos esta máxima, o que melhora e muito o aprendizado e atraí o aluno para dentro da escola, diminuindo assim a evasão escolar.”, declarou.

Para o início das aulas, o Governo Federal repassou ao município recursos na ordem de R$ 172.503,00, referente à primeira parcela num total de duas, que serão empregados em despesas com transporte e alimentação dos assistentes de alfabetização, na aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades complementares com foco na alfabetização.

Segundo o secretário Silvio Fidelis, o Programa Mais Alfabetização vem para somar os esforços no processo de alfabetização dos alunos da rede pública municipal. “Com a implantação do programa Mais Alfabetização, as escolas ganham a presença do Assistente de Alfabetização, que vem para somar e apoiar o professor alfabetizador regente no processo de alfabetização, de leitura, escrita e matemática dos alunos matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental”, pontuou.

O secretário destacou também que o município de Várzea Grande avança no processo de aprendizagem, promovendo várias ações com foco no melhoramento do ensino no município como a implantação da Escola em Tempo ampliado - ETA, uma iniciativa própria da gestão e também participando ativamente dos programas em parceria com o Governo do Estado, Ministério da Educação – MEC e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, como o Programa Mais Alfabetização, Projeto Muxirum de Alfabetização, o Novo Mais Educação e o Programa Escola Conectada.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG