A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove a Semana do Meio Ambiente na rede pública de Várzea Grande com várias ações de reflexão sobre conscientização, preservação e sustentabilidade ambiental do município.

Com o tema escolhido para este ano: “Lentes para Várzea Grande”, a Semana do Meio Ambiente 2018 ocorrerá entre os dias 4 a 10 de junho, promovida pela Secretaria de Educação em conjunto com a secretaria municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, contará com as parcerias do Várzea Grande Shopping, Indústria de Refrigerantes Marajá  e do SESC Pantanal.

Durante a Semana do Meio Ambiente, várias ações serão desenvolvidas nas escolas públicas do município além de atividades extra curriculares como visitas a Parques Ecológicos, passeios entre outras. Haverá exposição de trabalhos de alunos de 35 escolas municipais no Várzea Grande Shopping. Os trabalhos em desenhos e pinturas, feitos em papel A3 com grafite, giz de cera ou tinta guache, poderão ser vistos pelo público em geral de 4 a 10 de junho. A expectativa dos organizadores é que somente da rede municipal, cerca de 540 alunos de 18 escolas sorteadas entre as unidades que participam dos projetos ambientais “Plantar e Cuidar” e 3 Rs - "Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda" visitem o local durante a semana para conferir a exposição.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Semana do Meio Ambiente é um momento oportuno para promover na rede municipal reflexões sobre o relacionamento do homem com o meio ambiente, fomentando os princípios da preservação e conservação da flora e fauna, além da possibilidade de um diagnóstico sobre os problemas enfrentados atualmente nas grandes cidades com relação ao descarte de resíduos, por meio de pesquisas, rodas de conversas, passeios ecológicos, atividades curriculares e extra curriculares e através da arte e da cultura.

“Será possível contemplar a percepção de cada aluno por meio dos trabalhos em exposição, de como eles veem  o Meio Ambiente em que vivem, no qual integra e interage. Os trabalhos apresentados nos darão uma ideia da visão contemplativa ou crítica do aluno sobre a sustentabilidade, a poluição, a questão do Lixo, a ecologia, a preservação e a biodiversidade da Fauna e da Flora que os circundam. Temos enquanto educadores, a responsabilidade de fomentar os princípios de preservação e conservação do meio ambiente aos alunos da educação básica, para que, no futuro quando adultos tenha a sensibildade e adotem posturas e ações de sustentabilidade”, explicou.

Os desenhos e pinturas selecionados expostos também irão concorrer ao Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente/2019, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. A votação será através do perfil do facebook do  Várzea Grande Shopping para a seleção dos 6 trabalhos finalistas. Em seguida, os desenhos selecionados serão colocados no Portal da Prefeitura onde acontecerá a votação on-line para a escolha do trabalho vencedor.

Além da exposição dos trabalhos em papel A3, os visitantes também poderão conferir obras de arte feitas por alunos da rede municipal a partir de materiais descartáveis e recicláveis, apresentações artísticas e culturais das unidades educacionais no período vespertino como teatro, dança e ballet e a distribuição de brindes como o Lixocar.