Educação finaliza capacitação e supera metas na formação de profissionais alfabetizadores

PNAIC
Educação finaliza capacitação e supera metas na formação de profissionais alfabetizadores


30/05/2018    395

Com a participação de mais de 500 profissionais da educação, professores alfabetizadores, professores da Educação Infantil, coordenadores e diretores, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer encerrou na noite de terça-feira, 29, os trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Várzea Grande – PNAIC 2017/2018. O evento foi realizado no espaço Paroquial da Igreja São Sebastião no Jardim Paula I.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, para alcançar esse objetivo, as ações do Pacto no município compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

“Várzea Grande aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2012 e, desde 2013 em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação e UNDIME, realiza a formação continuada de professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental”, informou.

Segundo ele, nesta última edição do PNAIC 2017/2018, foi oferecida pela primeira vez a formação para 231 professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos, 18 coordenadores pedagógicos, 9 formadores da E.I. No ensino fundamental do 1º ao 3º ano, a formação foi oferecida para 407 professores, 62 coordenadores, 13 formadores e 7 mediadores/articuladores do Programa Novo Mais Educação, atendendo inclusive os profissionais da Rede Estadual de Ensino de Várzea Grande.

“Nesta oportunidade, estamos finalizando com êxito mais um ciclo de formação, cientes que ainda há muito que se fazer, mas com a certeza que os avanços no aprendizado serão efetivos, pela dedicação demonstrada por nossos profissionais e o reconhecimento, valorização e compromisso da Prefeitura Municipal com a alfabetização das crianças de Várzea Grande”, declarou.

O evento teve a participação da professora/formadora local Sandra Maria Borelli, com a leitura da obra: “O menino que aprendeu a ver” de Ruth Rocha, o relato de experiência da professora Vânia Rita de Souza Moura e a palestra “Integrando Saberes” com a professora Carla Melissa Klock Scalzitti.

Por: Frederico N. Nogueira - Secom/VG