Estudantes da rede municipal participam de atividades em comemoração ao dia do Meio Ambiente

Preservação Ambiental
Estudantes da rede municipal participam de atividades em comemoração ao dia do Meio Ambiente

A semana do Meio Ambiente encerra no dia 10 de junho


05/06/2018    278

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, as escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande realizam ações em salas de aulas que reforçam a noção de preservação e sustentabilidade ambiental.

Neste dia, técnicos da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer acompanharam os trabalhos realizados pelos professores e alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “José Estejo de Campos” no bairro Vitória Regia, de como cuidar melhor da natureza, através de leitura de textos e produção de trabalhos dentro de sala de aula.

As alunas Carla Sofia Tavares e Ruth da Silva, ambas de 9 anos, têm a mesma linha de pensamento, e disseram que após as aulas sobre meio ambiente, tudo ficou mais claro “ Todos devem fazer sua parte para melhorar o meio ambiente não jogando lixo no chão, cuidando dos rios, não cortando árvores, mantendo a cidade limpa e evitar fazer queimadas”, defenderam as estudantes.

Segundo o professor da coordenação de Educação Ambiental  ,Vagner César de Souza, desde o início do ano, vários projetos relacionados ao meio ambiente são realizados pela Secretaria em parceria com as escolas como as aulas de campo nos parques municipais, coleta de resíduos e visitas à industrias da cidade, porém, nesta época, os trabalhos são potencializados em todas as unidades de ensino em função do Dia Mundial do Meio Ambiente. “ São desenvolvidos  trabalhos como confecção de cartazes, paródias e outras ações sobre o tema justamente para que se possa fazer uma reflexão mais profunda sobre preservação e a convivência harmônica com o meio ambiente.Os alunos conseguem entender, e passam a ser protetores do meio em que vivem”,explicou o professor.                   

Nas salas de aulas os alunos também  tiveram noções de técnicas de reciclagem a partir de um trabalho com a água, realizado sob a orientação da professora Jane Borges. Os alunos construíram um miniaquário, utilizando garrafas pet. “Através deste momento lúdico, trabalhamos com nossos alunos sobre a água e a importância de se fazer dentro de casa, na prática ações que evitam o desperdício, o consumo responsável e as maneiras de reutilização de materiais” explicou.

Jane ressalta ainda que este tipo de vivencia em sala de aula é uma ótima maneira de repassar conteúdo, pois reforça bem o aprendizado dos alunos para temas atuais relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, destacando a exemplo a presença do rio Cuiabá no dia a dia da população metropolitana.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável está promovendo a Semana do Meio Ambiente na rede pública de Várzea Grande até o dia 10 de junho.

Nesta segunda-feira, 4, com a apresentação da Banda Municipal, foi aberto a Semana do Meio Ambiente, com várias ações de reflexão sobre conscientização, preservação e sustentabilidade ambiental, além de exposição de desenhos, obras de arte, apresentações artísticas culturais das escolas no período vespertino no Várzea Grande Shopping .

 

 

Por: Fred Nogueira - Secom/VG