Os mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura de Várzea Grande, continuam de forma célere e já beneficiaram somente no mês de maio mais 7 bairros. A ação envolve várias equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e são realizados todos os dias em duas regiões da cidade, conforme a programação .Durante o mutirão, os locais contemplados recebem serviços manuais e mecanizados, entre capinação, varrição, pintura de guias e sarjetas , coleta de entulhos e limpeza de valetas.Uma equipe de fiscalização também acompanha a ação e notifica donos de terrenos baldios a promoverem a limpeza.

No mês de maio os bairros Costa Verde, Ipase, Imperador, Ikaray, Nova Era, Novo Mundo, Cohab Nossa Senhora da Guia foram contemplados e os próximos locais programados para o mês de junho que irão receber a ação da Prefeitura são os bairros Ponte Nova, onde a ação já teve início nesta semana,Jardim Glória I,II,III, Jardim Panorama ,Água Vermelha, Jardim Paula I, Novo Mato Grosso, Cohab 24 de Dezembro, Cohab 7 de Maio, Mapim e Bairro Novo Horizonte.

De acordo com o titular da Pasta de Serviços Públicos, Breno Gomes, os mutirões são realizados dentro de uma programação operacional nos bairros e é feita uma limpeza completa melhorando a qualidade de vida da população.

“Durante os mutirões, os várzea-grandenses podem realizar o descarte de resíduos volumosos, para fora de suas casas, que junto com o mutirão o caminhão que coleta materiais inservíveis, como móveis ou eletrodomésticos está recolhendo os entulhos,assim, evitamos que este resíduo seja jogado de forma inadequada,  e assim livre de pontos de bolsões de lixo. É importante ressaltar que isso tudo só tem efeito prático se moradores colaborarem. É importante a colaboração de todas as comunidades para manter a cidade cada vez mais limpa e denunciar quem descarta lixo de forma incorreta.Temos o serviço regular de lixo, não sendo admissível o descarte irregular ”, explica Breno Gomes.

Breno disse ainda que o cronograma é para abranger toda a cidade e nesse primeiro momento, são nestas localidades, e a ação também conta com parceria estabelecida com as  Associações de Moradores de Bairros que ajudam na mobilização, onde o mutirão for realizado “Pedimos a colaboração dos moradores para que ajudem no trabalho das equipes  deixando os entulhos na porta das casas para que o  bairro todo seja contemplado com a limpeza geral, pois sem dúvida nenhuma, esse trabalho de limpeza contribui diretamente na saúde e bem-estar de toda a comunidade”, afirma o secretário.

Breno Gomes afiança que a Pasta tem priorizado também a manutenção do sistema de iluminação pública em todas as regiões. Além da troca de lâmpadas, relês, braços de luminárias e postes, a prefeitura tem investido também na ampliação da rede de iluminação nos bairros e na zona rural.

“Paralelamente ao mutirão de limpeza, as equipes trabalham na verificação dos serviços de iluminação pública . Disponibilizamos o Disque Iluminação Pública que por meio do número de  telefone 0800.779.2000 os moradores dos bairros poderão solicitar e apontar os serviços do setor a exemplo de demandas de troca de lâmpadas queimadas ou danificadas ou  0800.647.41.42, também por meio do e-mail ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br. Ou se preferir os moradores podem procurar a secretaria municipal de Serviços Públicos, localizado na Avenida Castelo Branco, 2500, Paço Couto Magalhães e registrar a solicitação junto ao órgão competente.É um meio rápido para identificar o problema e  atender a população.Essas ações fazem parte do projeto macro da secretaria que é promover a mobilidade urbana e o bem-estar de todos”, concluiu o secretário Breno Gomes