A Ouvidoria Cidadã se consolidou como um canal de comunicação democrático entre o cidadão e a administração pública municipal de Várzea Grande o que tem contribuído de forma positiva para a disseminação da cultura da transparência. Desde que o Sistema de Ouvidoria foi implantado no município, ele interligada com os Sistemas do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União - e-UOV. Várzea Grande tem conseguido responder em curto espaço de tempo, as demandas da população, que buscam atendimento nos mais diversos setores via Ouvidoria Cidadã.

Nos primeiros quatro meses do ano (janeiro a abril), a Ouvidoria Cidadã, registrou 275 chamadas referentes as solicitações de serviços, destas 179 foram prontamente atendidas e 97 tiveram respostas justificadas e com o tempo previsto para solução dos problemas.

De acordo com a tabela consolidada dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana foi a que mais contabilizou em solicitações de serviços, totalizando 156 chamadas, sendo 88 ações realizadas e as demais em andamento para atendimento.Já a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo (28, sendo 25 atendidas), e Desenvolvimento Urbano (17, sendo 16 atendidas).

A Ouvidora Municipal Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, disse que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Às vezes a área responsável pela solução do problema não tem tempo hábil para executar o serviço, porém, segue em prazo de atendimento, ficando assim todas as demandas com respostas. Nesta linha de atendimento as secretarias de Serviços Públicos e Obras, reservam as segundas-feiras para atendimentos das demandas solicitadas semana a semana, o que tem contribuído pelos bons números de resolutividade da Ouvidoria Cidadão dos casos solicitados”, destacou.

Segundo ainda Ivanilde Nogueira o cidadão que utiliza da ouvidoria para fazer a sua solicitação, apresentar uma reclamação, fazer um elogio e até mesmo indicar uma solução, necessita muito mais que receber um bom atendimento, mas  sim, que a sua demanda seja respondida de forma eficaz e eficiente, e na ponta seja executado o serviço solicitado.

De acordo com a projeção estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Prefeitura, a meta em longo prazo é elevar o percentual de respostas ao cidadão de 0% a 100%, até o ano de 2033. Já em curto prazo é manter o percentual de resposta ao cidadão em 92,49% até dezembro de 2018.

“Com certeza essa meta será alcançada antes mesmo desse prazo, devido aos bons índices registrados até agora. De janeiro a abril deste ano já computamos 65% de respostas dadas aos  cidadãos. A ouvidoria é a forma mais efetiva de manifestação do cidadão que ao utilizá-la está contribuindo para a disseminação da cultura da transparência”, avaliou o Controlador Geral do município, Kleber Ferreira Ribeiro.

Para o gestor um dos grandes desafios da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, era tornar a Ouvidoria Cidadã, um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública ,eficiente e resolutivo, e esse canal  têm sido consolidado,pois a ouvidoria tornou-se canal essencial de ligação entre o cidadão e o governo municipal , restaurando vínculos sociais.

“O gestor público deve utilizar as informações fornecidas pela equipe de ouvidoria para compreender o desejo dos cidadãos na administração pública, que solicitam participar da construção de políticas públicas, com maior frequência e engajamento. A Gestão tem dado respaldo e respostas. Esse é o papel. O cidadão é um usuário do serviço público, por isso o governo municipal tem procurado utilizar cada vez mais ferramentas e canais de comunicação para inseri-lo neste contexto. Temos que reconhecer também que o cidadão é um instrumento que auxilia no controle social. São perceptíveis as mudanças por que Várzea Grande passa, são mais de 90 obras sendo executadas no município em diversas pastas, principalmente  nas de Infraestrutura, Saúde e Educação, e estas informações estão sendo compartilhadas com os várzea-grandenses, também via Ouvidoria Cidadã ”, completou o Controlador Geral do município, Kleber Ferreira Ribeiro.