A fiscalização do trânsito em Várzea Grande passa a contar com um reforço a mais para inibir o excesso de velocidade nas avenidas do Município, com a instalação do medidor de velocidade veicular estático/portátil( radar móvel), a partir do dia primeiro de julho. O equipamento será usado primeiramente nas avenidas da Feb, Filinto Muller e  31 de Março, na fiscalização de excesso de velocidade. Já foram instaladas placas indicando a presença de fiscalização eletrônica,com velocidade permitida de 60 quilômetro, nos pontos dos radares.

O objetivo é utilizar o equipamento no sentido de educar e fiscalizar as desobediências aos limites de velocidades estabelecidos nas vias urbanas. "Acreditamos que a presença do aparelho ajude a disciplinar os condutores, evitando os casos de excesso de velocidade, oferecendo mais segurança para os demais condutores e pedestres",explica o secretário interino de  Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal , Evandro Homero Dias,

O equipamento passa a valer com aplicação de multa já a partir do dia primeiro de julho. Antes disso, os agentes da Guarda Municipal estão sendo capacitados para operar o aparelho. Nesta Terça-feira agentes da Guarda Municipal receberam orientações práticas de manuseio do equipamento realizadas na Avenida da Feb. “Nosso principal objetivo é a promoção de um trânsito mais seguro com a redução de acidentes, já que a presença do equipamento tende a deixar os motoristas mais alertas e prudentes minimizando os excessos.O que queremos é reduzir ocorrências de trânsito, com vítimas”, enfatizou o secretário.

Durante o mês de junho os agentes serão treinados, totalizando 40 homens , e neste período de treinamento, segundo o Comandante, não haverá autuações e multas, somente ação educativa, já informando e alertando aos motoristas da existência dos equipamentos,e os pontos existente,porém a  partir do dia primeiro de julho as multas com os equipamento  passarão a valer. “ Já estamos estudando estender a ação para a Avenida Mário Andreazza, que depende de cooperação técnica com o Governo do Estado.Neste primeiro momento os radares monitorarão estas três importantes avenidas”.

De acordo com o instrutor Adinaldo Tosta, o manuseio do equipamento não é difícil, porém necessita de um período de treinamento, por isso os guardas estarão fazendo a capacitação nas avenidas até o final do mês.

Quanto ao equipamento, o instrutor assegurou que é possível flagrar veículos acima do limite estabelecido, nas vias que serão monitoradas por radares , permitido  o limite de velocidade de 60 quilômetros, ainda que os carros e motos estejam a uma distância de dois quilômetros. “Os radares possuem bateria extra, podendo operar até 16 horas seguidas, e o mais importante pode ser utilizado também nos períodos de chuva”.

Homero Dias disse ainda que o objetivo da Guarda Municipal, com a utilização dos radares, não é multar os motoristas, mas sim tentar reduzir ao máximo a violência no trânsito. “Os radares serão utilizados para coibir os excessos ao volante e proporcionar um trânsito mais seguro. Vamos autuar e multar os motoristas mais apressadinhos e que colocam em risco a sua vida e a vida de terceiros como ciclistas e pedestres”, completou.

ESTATÍSTICAS – A Guarda Municipal de Várzea Grande registrou de janeiro a maio deste ano, 23.064 ocorrências gerais, destas 20.691 foram de notificações de trânsito. De acordo com o secretário interino de Defesa Social, Evandro Homero Dias, o índice de notificações no município de trânsito é considerado alto o que demonstra que os motoristas não tem sido prudente ao volante.  “A maioria das vias públicas tem limite de velocidade de 40 quilômetros, mas percebemos que muitos condutores não respeitam as leis de trânsito, colocando em riscos a vida de terceiros como pedestres, ciclistas entre outros condutores, não respeitando também faixas indicando para travessia de pedestres ”, destacou.

O secretário disse ainda que além de realizar um policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública, também têm a  missão de promover a segurança respeitando principalmente, os direitos humanos.

Segundo o Relatório de atendimentos da GM, a instituição de segurança municipal registrou ainda 410 acidentes de trânsito sem vítima, 407 registros operacionais, 584 atendimentos nas unidades de ensino (grupamento ronda escolar), 324 atendimentos em unidades de saúde (grupamento de postos fixos), 277 atendimentos do projeto Crack é Possível Vencer, 194 atendimentos em eventos solicitados, 74 registros de ocorrências de delitos, 31 atendimentos da coordenadoria pedagógica do Conselho Fiscal da Guarda Municipal e 25 operações integradas com as demais forças de seguranças.