Lucimar recebe prefeita de Nova Santa Helena e troca experiência sobre inovação na gestão pública de Várzea Grande

Experiência Exitosa
Lucimar recebe prefeita de Nova Santa Helena e troca experiência sobre inovação na gestão pública de Várzea Grande

Equipes técnicas de Nova Santa Helena vão conhecer in loco os projetos e programas de Várzea Grande


15/06/2018    183

A prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu nesta quinta-feira (14), em seu gabinete, a visita de cortesia da prefeita do município de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes Carrara. Na pauta, a gestora de Nova Santa Helena veio conhecer in loco as políticas públicas exitosas desenvolvidas pela gestão atual, nas áreas educacional, saúde, fiscal, fazendária, previdenciária e de assistência social. Houve também troca de experiências de inovação na gestão pública.

A prefeita de Nova Santa Helena disse que a troca de experiências facilita a solução dos problemas no município. “Cada cidade tem as suas variáveis e prioridades, mas entender e acompanhar a experiência de cada cidade nos ajuda a encurtar os caminhos. Queremos aprender com a gestão Lucimar Sacre de Campos e levar isso ao nosso município. O dinheiro público custa muito, as experiências públicas são difíceis e não temos tempo a perder, para inventar. Temos que copiar as boas ideias, programas e projetos que estão dando certo. Por isso, a nossa decisão de começar por Várzea Grande, pela experiência e liderança estratégica de Lucimar Sacre de Campos. Estamos ávidos por saber, por aprender e entender aquilo de bom que Várzea Grande está fazendo para o Estado e para o Brasil”, afirmou.

Terezinha Carrara também destacou o enriquecimento que a experiência de Várzea Grande proporcionará para a sua cidade. “Os desafios das cidades são muito parecidos, então às vezes uma questão superada em uma cidade pode servir de referência para outra. Por isso esse encontro é tão importante. A rotina de um gestor na prestação dos serviços faz com que ele tenha um foco de ser direcionado para as coisas do dia a dia, e nós precisamos insistir no planejamento estratégico em curto, médio e longo prazos. Decisões que vamos tomar vão influenciar na vida de milhares de munícipes”, frisou.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez explanação geral da gestão, em especial, destacou os projetos desempenhados na Assistência Social, como Amigas Empreendedoras – que tem a finalidade de capacitar e empoderar mulheres; Juventude Ativa – que visa qualificar e transformar crianças e adolescentes em protagonista da sua própria história e Laços Maternos – que oferece cursos e acompanha a gestante no período da gravidez, nascimento e até que o bebê tenha 3 anos de idade.

“Não basta ser prefeita, tem de corresponder à expectativa da sociedade que me elegeu, seguir corretamente os procedimentos de liderança, cumprir a legislação sem deslizes e compreender todo o mecanismo com maior profundidade, fundamento e percepção, para não errar, e acima de tudo proporcionar ao município um desenvolvimento socioeconômico, que gere emprego e renda”, pontuou.

A prefeita de Nova Santa Helena disse que o encontro foi bem positivo e inovador. “Fiquei feliz de ver como a prefeita tem uma equipe qualificada, buscando sempre o melhor para a sua cidade. Trocamos experiências nas áreas fiscal, fazendária e previdenciária, saúde, educação e assistência social, que têm funcionado bem em Várzea Grande, e que com certeza serão implementadas nas políticas públicas da nossa cidade”.

Ainda segundo a prefeita Terezinha Carrara, em breve sua equipe técnica se deslocará para Várzea Grande com intuito de conhecer projetos, programas e o modelo de gestão. “Os projetos são inovadores e nos interessam muito. Esperamos estreitar ainda mais os diálogos entre as duas cidades. Conhecer e aprender com essas experiências são fundamentais para enfrentar dificuldades que surgem dentro da máquina pública”.

Lucimar Sacre de Campos ressaltou que a participação da prefeita de Nova Santa Helena agregou valores para as duas cidades. “Essa reunião é um processo de interação e modernização entre as prefeituras. A presença da prefeita Terezinha Carrara é muito importante. Estamos contentes por poder contribuir e ser referência para a política brasileira como uma gestão moderna. É a troca de experiências que podem ser aplicadas na mesma proporcionalidade e que com certeza  darão certo. Hoje nós dividimos os conhecimentos que gerará crescimento para ambas as partes. No meu caso, a busca por uma gestão inovadora cada vez mais eficiente. Quero fazer muito por Várzea Grande, mas as vezes nos barramos na disponibilização orçamentária, mas mesmo assim a nossa máxima é fazer muito com pouco recursos.Por isso a aplicação é planejada e com zelo. Acredito que temos que crescer em todos os segmentos e Várzea Grande não pode mais esperar.Neste processo de recuperação já podemos dizer que estamos no caminho certo, dando melhor infraestrutura, saúde , educação, assistência social ,que são os pilares da minha gestão”, frisou.

 

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG