Parceria possibilita plantio de mudas e atividades sobre Meio Ambiente nas escolas da rede municipal

Respeito ao Meio Ambiente
Parceria possibilita plantio de mudas e atividades sobre Meio Ambiente nas escolas da rede municipal

A ação possibilita aos alunos da rede pública municipal a realização de várias atividades relacionadas à questão do meio ambiente e sustentabilidade


20/06/2018    325

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” do bairro Santa Maria receberam na manhã de quarta-feira, dia 20, a primeira etapa do Projeto “Semeadores do Futuro” que contou com várias atividades durante o período matutino, entre elas palestra, distribuição de kit e plantio de mudas na região ribeirinha de Várzea Grande.

O projeto é uma iniciativa da concessionária Toyota de Várzea Grande em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que está possibilitando aos alunos da rede pública municipal a realização de várias atividades relacionadas à questão do meio ambiente e sustentabilidade, além do plantio de mudas nas escolas e áreas ribeirinhas de Várzea Grande, como ocorreu na manhã desta quarta-feira.

No início da manhã, os alunos se reuniram na quadra da escola e assistiram a palestra sobre o meio ambiente e os desafios para uma sociedade sustentável. Em seguida, receberam um kit contendo uma cartilha para colorir e um lápis biodegradável que contém uma “semente mágica”, após o uso, a sobra do lápis poderá ser plantada pelo aluno gerando uma muda. Na sequência cerca de trinta alunos foram até o distrito de Bonsucesso, onde fizeram o plantio de mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável nas margens do rio Cuiabá.

Para a Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação, Gonçalina Rondon, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do município vai além das datas oficiais comemoradas pelas esferas governamentais durante o mês de junho e a parceria foi muito bem vinda para fortalecer a consciência ecológica dos alunos e reforçar seu papel de agente modificador para uma sociedade mais justa e sustentável.

De acordo com Fernando Lopes, gerente corporativo de Marketing do Grupo Canopus, a parceria para a realização do Projeto “Semeadores do Futuro”, tem como foco a conscientização da comunidade escolar, demonstrando a importância da conservação e a necessidade de se cuidar do planeta. “O projeto prevê também a construção de um canteiro na escola onde os alunos irão plantar as “sementes mágicas” e acompanhar o nascimento e a evolução das mudas”, afirmou ele.

O secretário Silvio Fidelis destacou que a iniciativa vem para somar esforços aos trabalhos realizados pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação nas escolas, contribuindo para o aprimoramento da consciência cidadã dos alunos, reforçando o compromisso com o meio ambiente e as atitudes positivas de sustentabilidade. “Toda parceria que permita a realização de mais trabalhos que reforcem a premissa da preservação e o cuidado com o meio ambiente é bem vinda para o município” declarou.

Primeira escola a receber o Projeto “Semeadores do Futuro”, a EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” do Bairro Santa Maria, foi vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2016/2017 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME).

 

Por: Fred Nogueira - Secom/VG