A prefeita Lucimar Sacre de Campos, e o vice-prefeito José Hazama receberam na manhã desta segunda-feira (25), os festeiros e a bandeira de São Benedito. As festividades em homenagem ao santo, um dos padroeiros da Capital Mato-grossense (Cuiabá), acontecem desde 8 de maio e prosseguem até 02 de julho. A recepção ocorreu no Paço Couto Magalhães, e os festeiros de São Benedito visitaram a cidade de Várzea Grande acompanhados da rainha de 2018, Cecília Fortes.Como de costume a imagem do santo percorre comunidades no mês de maio, e a bandeira passa em casas, comércios e órgãos municipais no mês de junho.

“Receber os festeiros de São Benedito que visitam Várzea Grande na data de hoje e pedir sob a sua  intercessão  a proteção para a  cidade, é uma oportunidade ímpar, por aquilo que ele representa junto a comunidade católica.Hoje é um dia especial que estamos compartilhando com os servidores e festeiros.Que São Benedito nos abençoe hoje e sempre e  que possamos ter forças para trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento e progresso de Várzea Grande”, disse a prefeita.

Lucimar Campos destacou ainda que a festa de São Benedito remete a fé e tradição cuiabana que contagia a todos que moram em Cuiabá e em Mato Grosso. “É uma satisfação para nós mato- grossenses fazer parte desta tradição que é marcada pela fé. A festa de São Benedito é a mais tradicional e conhecida celebração religiosa da Capital- Cuiabá e atrai gente de todo o Estado.Difundir  a festa é manter as tradições e raízes do nosso povo”, destacou a prefeita Lucimar Campos.

A gestora lembrou ainda que município de Várzea Grande também agrega várias manifestações religiosas, como a de Nossa Senhora da Guia Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Salete, São Pedro entre tantos outros santos que a população é devota, mas que também tem devoção a São Benedito.

A rainha da festa de São Benedito,na edição de 2018, Cecília Fortes, disse que embora a festa seja realizada na Capital, os municípios vizinhos recebem a visita da bandeira do santo. “Trazer os peregrinos de São Benedito para a sede da Prefeitura Municipal também tem se tornado uma tradição, por isso queremos, com este ato, espalhar as bênçãos do santo a todos os várzea-grandenses . A recepção é ungida de fé e de carinho o que fortalece nossa confiança nessa gestão e no povo desta terra”.

A várzea-grandense, Cássira Lúcia de Barros Vuolo, que integra a comissão organizadora dos festeiros de São Benedito, deste ano, lembrou a importância do santo na devoção dos católicos não só dos cuiabanos como de todos os municípios no entorno da Capital e reforçou a importância da festa que enriquece Mato Grosso e atrai turistas devotos de todas as partes do Estado.

“Esta festa centenária faz parte do calendário cultural de Mato Grosso. E é uma grande alegria poder todos os anos renovar a fé em torno de São Benedito, que foi no convento, designado cozinheiro, uma função comum nos conventos, porém, de grande responsabilidade. Era um cargo de extrema confiança. Caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Por causa de sua fama de santidade, era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações. Um santo negro, simples, humilde e muito generoso e que mostrou a sua fé em vida. São Benedito foi o primeiro negro canonizado na Igreja e seu exemplo de vida merece ser seguido. Ele era descendente de escravos oriundos da Etiópia, na África.”, completou.