Com objetivo de prevenir acidentes domésticos aos quais as crianças estão suscetíveis, principalmente durante as férias escolares, período em que passam mais tempo em casa, é que a equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/VG, está realizando nas unidades escolares da Rede Municipal , atividades relacionadas a segurança de produtos infantis além de consumo de alimentos com prazo de validade e os risco de manuseio e ingestão de produtos de limpeza que possam causar intoxicação.

Nesta quinta-feira (28), a equipe do Procon/VG  ministrou  palestras aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB ‘Professora Juvenília Monteiro de Oliveira’, localizado no bairro Engordador, onde foram também alertados sobre os cuidados com relação a brincadeiras  de criança que possam resultar em quedas, ou danos maiores a saúde.

De acordo com a coordenadora do órgão em Várzea Grande, Carolina Barbosa Costa, a ação faz parte do projeto “Procon na Escola” que tem a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância dos direitos do consumidor-mirim, por meio da educação, com desenvolvimento de atividades lúdicas, tais como historias infantis do cotidiano, e apresentação de produtos que causam danos a saúde. 

Criada em 2015, por meio da Lei Estadual 10.266 (10/02/15), a Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos é realizada sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares. Na programação estão previstas diversas atividades orientativas a alunos da rede pública de ensino, como palestras ministradas pelo Procon Estadual, Procon Municipal de Várzea Grande, integradas com os Procons dos municípios de Sinop e Barra do Graças, além do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), que coordena a Rede de Consumo Seguro e Saúde (RCSS) do Estado. Além das orientações, as ações também têm a intenção de desenvolver a cultura do registro dos acidentes no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

A diretora da unidade escolar, Nilza Raquel de Oliveira, destacou a importância do projeto na escola ainda mais neste período em que antecede as ferias escolares. “Os alunos estarão de férias a partir de segunda-feira, por isso é importante que eles tenham essa consciência de que tem brincadeiras que machucam além de produtos químicos que causam irritações e ate danos à pele. A forma como o assunto é tratado pela equipe do Procon é fundamental para o ensinamento das crianças e passam a ser multiplicadores em suas casas e na comunidade em que vivem”.

Já a professora Wilma da Costa disse que essa ação vem fortalecer os ensinamentos passados em sala de aula, e que apesar de todo o cuidado e prevenção ainda existem crianças que são acometidas por acidentes domésticos.  “É salutar os serviços prestados pela equipe do Procon em contribuir de forma consciente, e ao mesmo tempo lúdica, para o ensinamento das criança, principalmente, na faixa etária de 4 a 12 anos”, completou.

Todas as crianças após terem participado da palestra receberam Kits com cartilhas e folders informativos sobre os mais variados temas, além do Código de Defesa do Consumidos e caderno de atividades. Além da EMEB “Professora Juvenília Monteiro de Oliveira”, os alunos da EMEB “Ângela Jardim Botelho” também receberam ações educativas do Procon Municipal.