Controladoria Geral de Várzea Grande troca experiências exitosas

GOVERNO TRANSPARENTE
Controladoria Geral de Várzea Grande troca experiências exitosas

A Prefeitura Municipal está apresentando os melhores indicadores de transparência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.


12/07/2018    215

Com o intuito de buscar e trocar conhecimentos, experiências, tecnologias e boas práticas de gestão, o auditor Geral da Prefeitura de Rondonópolis, José Fabrício Roberto veio visitar a Controladoria Interna do Município de Várzea Grande. O Programa de Desenvolvimento Institucional  Integrado (PDI), Ouvidoria Cidadã e Portal Transparência modelos de gestão dinâmica, inovadora e eficiente foram os pontos mais detalhados e esclarecidos pelo controlador Interno, Kleber Ferreira Ribeiro, ao gestor de Rondonópolis, região sul do Estado de Mato Grosso.  

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Em termo de fiscalização,  a Prefeitura Municipal está apresentando os melhores indicadores de transparência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

Conforme Kleber Ferreira o desenvolvimento e implementação do PDI que remeteu a administração pública as culturas do planejamento, transparência, educação continuada, eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento e progresso econômico, social e político da cidade.

Entre os diversos temas debatidos na reunião, o secretário abordou a importância do Controle Interno e de um eficaz planejamento na Administração Pública, sendo a fiscalização a principal ferramenta, além das parcerias exercidas junto ao Tribunal de Contas e Controladoria-Geral da União (CGU).

“Foi uma oportunidade impar, onde pudemos esclarecer ao auditor de Rondonópolis, o acompanhamento e fiscalização da preservação do patrimônio público e dos recursos públicos,  avaliação de relatórios e pareceres,  sistemas  de informação,  gestão da receita municipal,  execução orçamentária,  cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e das leis atinentes à gestão pública, estrutura física e metodologias. Estamos executando um trabalho de excelência que está dando certo, com resultados altamente positivos, por isso,  estamos atraindo gestores de outros cidades para trocar experiências exitosas. A Controladoria é um órgão de auxílio à Administração Municipal, com a finalidade de aprimoramento da gestão. Com previsão constitucional, o Controle Interno tem como pressuposto assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como da legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação, impessoalidade, eficiência”, explicou Kleber.

O auditor fiscal de Rondonópolis, José Fabrício Roberto disse que a visita técnica à Controladoria Interna foi na intenção de conhecer a estrutura funcional, bem como obter informações sobre outras práticas exitosas da gestão, como Ouvidoria Cidadã, Portal Transparência e execução do PDI . “É salutar a iniciativa da troca de experiências entre as duas Prefeituras. Ficamos honrados pela boa recepção da Pasta em compartilhar rotinas e procedimentos de grande relevância para garantir o andamento adequado da instituição. As informações obtidas a partir das experiências adquiridas na Secretaria em muito contribuirão para a fase de implantação e execução do setor de Controle Interno na Prefeitura de Rondonópolis.

A função de Controle Interno  - importante suporte técnico -  é advinda de experiências exitosas na iniciativa privada, e foi criada nas gestões públicas municipais nos últimos anos, sendo também uma exigência dos Tribunais de Contas dos Estados.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG