A prefeita Lucimar Sacre de Campos, dando prosseguimento a sua política de fiscalizar, verificar rotina de trabalho das unidades de saúde, nesta manhã (segunda-feira-23) visitou a Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 horas do Ipase , que está em funcionamento já há dois anos, e comemorou os números de  atendimentos realizados neste período, nas áreas de urgência e emergência.Foi verificado também os estoques de medicamentos,necessidades e demandas visando propor mais melhorias. A visita foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, Diretor Administrativo do Hospital e Pronto Socorro Ney Provenzano e funcionários.

A UPA do Ipase em Várzea Grande completa 02 anos de funcionamento com a realização de mais de 1 milhão e 500 mil procedimentos médicos odontológico em mais de 300 mil pacientes e se tornou inclusive referência do Ministério da Saúde para outras unidades de Mato Grosso.

Esses números vão ganhar mais um reforço com o inicio do processo de informatização de todos os pacientes atendidos na unidade, o que além de dar confiabilidade ao setor de saúde, permite ao paciente e eventualmente a futuros tratamentos médicos que o histórico de enfermidades e ocorrências sejam tratadas com mais eficiência, o que amplia as chances de sucesso total nos tratamento e a cura dos pacientes.

“Fico satisfeita pelos resultados, pois fazer saúde pública não é uma tarefa comum, mas estamos investindo 30% das Receitas Correntes de Várzea Grande para que a saúde pública seja de qualidade e atenda todas as necessidades daqueles que necessitam, pois quem precisa do Sistema Único de Saúde - SUS são aqueles cidadãos e cidadãs menos abastados pela sorte.O emprego da política de humanização deu certo, a ponto de aumentar o índice de satisfação dos usuários.A Nossa Rede SUS hoje está funcionando a contento, com medicamentos, insumos de saúde e equipamento de alta tecnologia”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Ela fez questão de lembrar que todas as unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas, em funcionamento e melhorando o desempenho no atendimento da população que é o mais interessante.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes sinalizou que atualmente todo um investimento está sendo feito na Rede Pública de Saúde de Várzea Grande para que até 2020, mais uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA do Cristo Rei, uma Unidade Básica de Saúde Tipo III na redondeza do Residencial José Carlos Guimarães, um novo Centro Odontológico e sete Unidades Básicas de Saúde - UBS sejam entregues aos bairros São Mateus, Santa Izabel, Aurília Sales Curvo, Jardim Maringá, Jardim Eldorado, Cabo Michel, Construmat.

“A missão que a prefeita Lucimar Sacre de Campos nos recomendou e está sendo fielmente cumprida, dentro das condições da administração municipal é de uma saúde melhor e mais eficiente para todos e em todos os sentidos, não apenas no trato com o ser humano, mas na disposição de exames de última geração, na correta entrega de medicamentos, enfim em tudo que é de interessa da população que se utiliza do SUS, de forma gratuita, respeitosa e principalmente com resultados”, disse o titular da saúde pública de Várzea Grande.

A eficiência na saúde pública de Várzea Grande que tem apresentado resultados positivos, por outro lado, acabou elevando o percentual de pacientes atendidos que vem de outras cidades, Estados e até mesmo países vizinhos ao Brasil, exigindo novos investimentos.

Levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande apontam para uma média de 42% até 51% de atendimentos de pacientes residentes em outros municípios e estados do Brasil.

As obras da UPA Grande Cristo Rei que serão entregues ainda neste ano de 2018 avançam em ritmo acelerado, sendo que a parte estrutural já está toda coberta e a quase totalidade dos equipamentos e mobiliários já foram adquiridos e aguardam apenas o término das obras físicas para serem montados.

“Estimamos que entre obras, equipamentos e mobiliários algo entre R$ 6 ate 8 milhões, podendo estes valores aumentarem ou diminuírem dependendo do tipo de equipamento a ser comprado, pois inicialmente essa UPA será Tipo I, mas vamos com o tempo, após funcionar, elevar ela para o Tipo III, como ocorreu em relação a UPA IPASE”, disse o secretário Diógenes Marcondes.

Além da UPA Grande Cristo Rei, A Saúde está finalizando a licitação para a retomada da construção de sete Unidades Básicas de Saúde - UBS que promovem a Atenção Básica, ou seja, são unidades que juntamente com as cinco policlínicas existentes (Cristo Rei, Parque do Lago, Jardim Marajoara, Jardim Glória e 24 de Dezembro) fazem o primeiro atendimento ao paciente evitando que as unidades destinadas para Urgência e Emergência que são o Hospital Pronto Socorro e a UPA IPASE, tratem os casos específicos".

“Estamos em um serviço de estruturação da Rede Pública, mas feito com critério e principalmente conhecendo a realidade de Várzea Grande, a questão da logística e principalmente a mobilidade das pessoas que procuram as unidades públicas de saúde”, disse o secretário Diógenes Marcondes que se demonstrou impressionado com a rapidez com que as obras da UPA Grande Cristo Rei se apresentam em rítimo acelerado.