Educação aplica primeira etapa da Avaliação Interna do Ensino Fundamental
Educação de Qualidade

Educação aplica primeira etapa da Avaliação Interna do Ensino Fundamental

A verificação do nível

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer iniciou na segunda-feira (23) e vai até sexta-feira o processo de aplicação da Avaliação Interna da rede pública municipal para a verificação do nível de aprendizado dos alunos do 4º ao 9º ano de todas as escolas de Várzea Grande.

A aplicação e coordenação dos trabalhos junto às escolas estão a cargo dos técnicos do setor Pedagógico da Secretaria de Educação, que tem como foco o monitoramento da aprendizagem dos estudantes da rede, visando a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município, que será divulgado em todo país pelo Ministério da Educação em agosto deste ano.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, as provas que estão sendo aplicadas aos alunos consistem em 20 questões objetivas, de múltipla escolha, sendo dez de português, dez de matemática e ainda uma questão dissertativa que devem ser respondidas em um tempo máximo de 1 hora e meia.  “As questões foram elaboradas seguindo os critérios dentro dos padrões nacionais de acordo com os conteúdos aplicados em cada ano” explicou.

Os alunos respondem primeiramente na própria prova e depois preenchem o formulário do gabarito. “O preenchimento do gabarito também é uma maneira de aprendizagem já que muitos estudantes ainda não estão habituados com essa prática” pontuou a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon.

Esta é a primeira avaliação realizada pela rede municipal com as turmas do 4º ao 9º ano e os resultados serão avaliados para a viabilidade da realização de mais trabalhos neste sentido com os estudantes da Educação Básica. Para o secretário Silvio Fidelis, os trabalhos em busca de ações para o monitoramento e melhoria na aprendizagem são metas constantes da secretaria e os resultados positivos certamente serão apontados com a elevação do IDEB do município.

“Neste sentido, a Prefeitura tem investido efetivamente na melhoria da aprendizagem com a implantação dessas e de outras ações como o programa  da Escola em Tempo Ampliado – ETA, que atualmente atende alunos de 13 escolas, oferecendo oficinas e atividades no contra turno escolar com aulas de letramento, reforço escolar, plantio de hortaliças e atividades artísticas, permitindo que o aluno possa ficar mais tempo na escola” declarou.