Programa contra as drogas forma mais de mil estudantes no primeiro semestre em Várzea Grande

Educação e Prevenção
Programa contra as drogas forma mais de mil estudantes no primeiro semestre em Várzea Grande

O Programa instituído pela Polícia Militar de Mato Grosso desde o ano de 2000, já formou mais de quarenta mil e quinhentos estudantes no município


01/08/2018    188

Em cerimônia de formatura realizada no Centro Educacional “Abdala José de Almeida” no bairro São Mateus, a Polícia Militar capacitou mais 299 estudantes do 5º ano no  Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência PROERD, fechando assim o ciclo de formações que contemplou mais de mil alunos somente no primeiro semestre de 2018 da Rede Pública de Ensino de Várzea Grande.

De acordo com dados do 2º Comando da Polícia Militar, em relatório apresentado à Secretaria Estadual de Educação, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, instituído pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal  de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, atendeu no primeiro semestre de 2018, um total de 1.183 alunos, distribuídos em 15 turmas do 1º ano com 423 alunos e 760 alunos de 24 turmas do 5º ano do ensino fundamental.

O Programa atendeu aos alunos de onze escolas em diversos bairros de Várzea Grande, ampliando a rede de prevenção e proteção a criança e ao adolescente, levando ações educativas, de recreação e conhecimento para os jovens com o objetivo da conscientização sobre sua responsabilidade no trabalho de prevenção ao tráfico e uso de produtos, substancias e drogas ilícitas.

Segundo o Cabo PM e instrutor do Proerd em Várzea Grande, Jildeni de Souza Lima, o programa tem contribuído para o melhoramento no índice de aprendizagem nas escolas do município. Ele destaca que o a cerimônia de formatura para os alunos do 5º ano é um momento importante e elogiou a presença das famílias dos alunos do Centro Educacional. “Nestes 18 anos de parceria entre a Polícia Militar e Prefeitura Municipal, percebemos o quanto é importante à sintonia entre instrutores, equipes de profissionais da educação e familiares dos alunos. A valorização do nosso trabalho nos dá mais segurança e credibilidade nos resultados verificados através do Proerd” declarou.

Para o secretário Silvio Fidelis, o Programa de Resistência às Drogas e a Violência desenvolvido pela Polícia Militar vem prestando um grande serviço de utilidade pública importantíssimo para alunos, familiares e comunidade escolar em geral. As orientações repassadas durante o curso podem fazer toda a diferença aos alunos diante da realidade cotidiana das famílias, cada dia mais vulneráveis as drogas e a violência. “Além de prevenir o uso de drogas e as várias formas de violência, o Proerd busca mostrar às crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver suas potencialidades e que os sonhos de uma sociedade mais justa e segura possam ser alcançados de maneira concreta e plena” afirmou.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, instituído pela Polícia Militar de Mato Grosso no ano 2000, já formou mais de quarenta mil e quinhentos estudantes em Várzea Grande.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG