"Pedale com a Guarda" ganha a cada dia novos adeptos em Várzea Grande

Ciclismo
"Pedale com a Guarda" ganha a cada dia novos adeptos em Várzea Grande

Na busca pelo bem estar no que se refere a saúde, cada vez mais, cresce o número de várzea-grandenses adeptos da prática esportiva do ciclismo.


03/08/2018    173

Com a política de estabelecer e ordenar o ciclismo na cidade, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande já possui grupos de ciclistas, que por meio da Guarda Municipal passa a dar suporte de segurança a esta modalidade. O projeto ‘Pedale com a Guarda’ tem como objetivo proporcionar à população em geral a prática de atividade física e de lazer, através do uso da bicicleta, com segurança.

De acordo o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, o projeto visa integração social e de lazer com os adeptos a modalidade esportiva. “O projeto como atividade física é voltado para promoção da saúde e qualidade de vida. Nele serão feitos acompanhamentos sistemáticos e monitoramentos por percurso por equipes da corporação. O projeto propõe tour por Várzea Grande, que une os participantes para um circuito de lazer, descontração e entretenimento. A população interessada pode ingressar e fazer parte dos grupos”, afiançou o secretário.

Outro ponto positivo do projeto, segundo ainda o secretário, é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, além de apresentar diferentes pontos da cidade aos participantes. “ É mais uma opção para  prática de atividade física e também propor o uso da bicicleta, enquanto meio de transporte sustentável e ecológico.  A atividade é gratuita, para qualquer faixa etária e conta com a participação de voluntários para passar orientações gerais as pessoas. A ideia surgiu em razão de buscar um local mais seguro para pedalar, sendo para iniciantes, desportistas ou para simples lazer. A atividade física oferece inúmeros benefícios para o organismo e contribui com o meio ambiente. O projeto tem a finalidade de incentivar e orientar a mobilidade segura dos ciclistas, incentivando a prática esportiva. O projeto garante aos atletas e à população em geral locais que ajudem na prática do ciclismo de lazer, bem como para outras tantas modalidades esportivas”, disse ele.

Homero explica ainda que o papel da Guarda Municipal é dar suporte às pessoas que não tem praticidade em andar de bicicleta a longas distâncias e, um líder sempre vai a frente para poder comandar o percurso. “Para que as pessoas possam participar dos grupos de pedaladas, é preciso alguns requisitos e precauções recomendados pela prefeitura e pelos coordenadores de cada grupo.Os ciclistas devem sempre trajar roupas claras e de cores perceptíveis à noite ou até mesmo coletes refletivos, usando sempre luvas, cotoveleiras e capacetes para evitar acidentes. As bicicletas devem estar sempre revisadas e em bom estado, ter faróis dianteiro e traseiro. É aconselhável carregar consigo uma bomba para pneu e uma câmera reserva apenas para emergências”, explicou .

Atualmente, 120 ciclistas praticam a modalidade por meio do projeto representando o município.O ‘Pedale com a Guarda’ teve início em janeiro deste ano e ocorre todas as quintas-feiras, às 19h, com percurso de 20 a 25 quilômetros, com trechos distintos – Trevo do Lagarto, Passagem da Conceição e Cohab Cristo Rei -  sendo escolhidos na ato da concentração. O ponto de concentração é na rotatória do Várzea Grande Shopping.

Para participar do grupo de esportistas é preciso possuir uma bicicleta e os equipamentos de segurança. O evento aproxima a população com a Guarda Municipal, trazendo prática de respeito ao trânsito envolvendo os ciclistas. Não é necessária inscrição prévia, o interessado pode ir ao ponto de concentração e unir ao grupo de ciclistas.

Os ciclistas são acompanhados por viaturas, motocicletas e bicicletas da Guarda Municipal no percurso do passeio. “O projeto envolve os participantes na defesa da saúde, do esporte, cultura, meio ambiente e da mobilidade com a Guarda Cidadã”, disse o coordenador do projeto,  Juliano Lemos.

Ciclismo - é um esporte que utiliza a bicicleta como um instrumento de corrida, com o objetivo de estipular metas e cumprir determinados percursos no menor tempo possível. A atividade pode ser praticada em diferentes graus e percursos: dependendo do condicionamento físico e da vontade do ciclista, a pedalada pode ser curta ou longa. Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico. Benefícios do ciclismo; queima de gorduras localizadas, a redução de estresse, fortalecimento e resistência muscular, melhora no condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular, além de ajudar a manter a forma física.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG