A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria da Educação, implementou inúmeras ações que visam o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola, e ainda  oferece  uma educação de qualidade que permita a formação de cidadãos conscientes.

Foi implantado o projeto Escola em Tempo Ampliado, na Escola Municipal de Educação Básica “Euraide de Paula”, localizado na região rural de Limpo Grande. O projeto  incentivou a organização de hortas nas unidades onde funciona o programa ,e  objetiva não só contribuir para a complementação e enriquecimento nutricional da merenda escolar, mas principalmente para conscientizar sobre a importância do meio ambiente e incentivar a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos foi surpreendida com a visita das alunas da Educação Infantil, Mikaela Silva e Ágata Amorim e da diretora da unidade escolar, que a presentearam com uma cesta de produtos colhidos na horta.

A prefeita disse que é possível levar o aluno a consumir mais hortaliças , com o projeto, e dar valor ao que plantaram com suas próprias mãos, se tornando  um  instrumento prático do processo ensino/aprendizagem.

“Assim, além de oferecer merenda de qualidade, estamos formando cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e ao mesmo tempo difundindo, incentivando o trabalho voluntário, contribuindo para o fortalecimento das atividades de cooperação na Escola Pública, além de propor ensinamento para um futuro ofício, vez que essas crianças vivem na área rural e tem no convívio familiar a lida com a terra”

De acordo com a diretora da unidade escolar, Eva Isabel da Costa, a intenção da visita  foi a de mostrar o resultado do trabalho desenvolvido na escola, com a oficina horta. “São produtos cultivados sem nenhum tipo de poluente, e que tem garantido aos alunos um ganho com a alimentação mais saudável, além do aprendizado. O projeto proporcionou maior ocupação do aluno para a educação, quer seja nas oficinas de dança, esporte, cultura”, informou a diretora.