A Cerimônia de entrega de troféus e medalhas aos finalistas dos Jogos Escolares da Juventude de 2018 - etapa municipal -, ocorreu no Paço Couto Magalhães, na manhã desta sexta-feira (10) e contou com a participação da prefeita Lucimar Sacre de Campos, secretários municipais,autoridades locais , atletas e população.

Os jogos escolares foram realizados durante o mês de maio no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Adalgisa de Barros, com a participação de 40 escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular, cujo objetivo foi o de valorizar a prática esportiva dos alunos numa ação educativa e democrática. Judô, basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo e xadrez foram às modalidades disputadas durante as competições.

A prefeita agradeceu aos professores e pais que apoiam a pratica esportiva, sendo os maiores incentivadores e parabenizou a coordenação  e todos os servidores da Educação.

“Estamos realizando e acompanhando todas as modalidades esportivas, mas isso só é possível porque encontramos o apoio de cada gestor da educação e diretores que se empenham em dar o melhor e incentivar a prática esportiva, e aos pais, que ao final são os maiores incentivadores. Afinal, quando investimos em esporte, investimos em saúde, em cidadania, em qualidade de vida, em educação, no progresso do município, do nosso Estado e do nosso país”, disse a prefeita, explicando ainda que, “Cabe a nós autoridades públicas e também das escolas privadas, promover e auxiliar na formação de futuros campeões estaduais, federais e mundiais. Para muitos as competições que estão acontecendo aqui em Várzea Grande , é apenas uma  competição isolada, mas na verdade é muito maior que isso, é a preparação do futuro, porque jovem é o futuro mais presente, que podem se tornar grandes atletas”, finalizou a prefeita.

Neste ano, disse a prefeita que muitas políticas públicas estão sendo desenvolvidas na área da educação, mas para o evento de hoje , destaco a entrega de cinco quadras poliesportivas, para incentivar ainda mais o esporte. “Essas obras estão sendo aliadas a outras políticas públicas que estão melhorando o desempenho dos alunos. A entrega dessas quadras e tantos outras quadras cobertas simbolizam toda a atenção e investimentos que estão sendo realizados na área da educação, para a prática de esporte,” informou a prefeita.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer , Silvio Fidelis, lembra que os jogos escolares têm sido uma forma de revelar jogadores que poderão representar a base de toda a seleção esportiva, seja municipal, estadual ou nacional. “O evento esportivo também é um celeiro de novos atletas, e muitos deles já estão atuando no circuito nacional. A etapa municipal já foi concluída agora as escolas classificadas estarão se preparando para a etapa estadual, com total apoio da Prefeitura Municipal”, comemorou.

Silvio Fidelis disse ainda que atualmente existem 41 obras em execução na área da educação com investimentos da ordem de R$ 100 milhões. “Estamos fortalecendo a rede física e melhorando toda a estrutura gerencial, fora isto, na área esportiva temos entregado ginásios poliesportivos, quadras cobertas, idealizando competições,  tudo isso está sendo feito na administração da prefeita Lucimar porque nós queremos uma boa educação e estamos diariamente em busca da excelência de ensino”.

Todos os professores das unidades escolares participantes dos Jogos Escolares, finalistas ou não, foram homenageados com uma  placa. “Essa é uma forma de incentivar e agradecer os educadores pelo trabalho  e educação em prol a prática esportiva”, disse o superintendente Jadir Pereira.

As escolas participantes e finalistas que receberam troféus e medalhas foram : A Municipal de Educação Básica ´Faustino Antonio da Silva’, EMEB Tenente Abilio da Silva Moraes, Escola Estadual Adalgisa de Barros, Escola Estadual Arlete Maria da Silva, Escola Estadual Elmaz Gattaz, Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, Escola Estadual Irene Gomes, Escola Estadual Jercy Jacab, Escola Estadual Irmãs do Caminho, Escola Estadual Monoel Correa de Almeida, Escola Estadual Porfíria Paula de Campos, Instituto Federal de Mato Grosso, Centro Educacional Ayrton Sena, Colégio Adventista, Colégio Êxitus e Colégio IVE.