A Polícia Militar de Mato Grosso realizou,solenidade de passagem e troca do Comando Regional de Várzea Grande (CR II), na manhã desta segunda-feira(13) na qual o coronel Alessandro Ferreira da Silva deixou o posto de comandante em seu lugar assumiu Coronel Marcos Roberto Sovinsk. A troca de comando contou com a presença de várias personalidades públicas e militares. Além de Várzea Grande, o Segundo Comando Regional é responsável pelo policiamento e ações preventivas e repressivas em mais seis municípios.

Durante a solenidade, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o Cel PM Marcos Vieira da Cunha destacou o trabalho prestado pelo coronel  Alessandro durante o período em que esteve como comandante do CR II. "Você foi um importante companheiro que soube realizar com habilidade diversas ações de prevenção e combate ao crime. Soube assessorar com coerência seus comandados, sempre pautado na ética e na preocupação em manter a boa imagem da corporação", disse, lembrando o Comandante que Alessandro esteve à frente do órgão por dois anos e meio, passando agora a executar outros projetos dentro da instituição de segurança pública, e que pelas suas passagens por Várzea Grande uniu as Forças de Segurança, cujos resultados são apontados como positivos na última medição do Mapa de Violência, onde Várzea Grande apresentou queda expressiva nos índices de combate a criminalidade e homicídios.

O vice-prefeito José Hazama que na ocasião, representou a prefeita Lucimar Sacre de Campos, enalteceu a parceria desenvolvida entre Administração Municipal e a Policia Militar em diversos projetos de ordem social, de prevenção e de combate a criminalidade, colocando a secretaria de Defesa Social e a Guarda Municipal a disposição. “Sempre tivemos uma relação de  parceria com a Policia Militar – no segundo Comando Regional onde o coronel Alessandro esteve à frente. Ele fez muito por Várzea Grande e o mesmo desejamos para o novo comandante, muitas realizações e sucesso na nova missão, e pode contar com o apoio do município,nas ações necessárias,na manutenção da segurança do município”, pontuou.

Após o pronunciamento do comandante geral, o coronel Alessandro Ferreira da Silva  agradeceu as palavras e salientou o momento em que esteve à frente da tropa. "Quero lembrá-los que essa não foi a única vez que passei pelo município de Várzea Grande, com relevantes missões em que pude dedicar momentos importantes da minha vida. Foram vários trabalhos realizados e que me deram orgulho de desenvolvê-los, pois foram ações desencadeadas em prol da instituição e da sociedade", falou.

O coronel Alessandro Ferreira da Silva destacou ainda o  Programa Rede, de ação doutrinária de prevenção e inclusão social, que é desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, bem como a parceria com a Delegacia da Mulher com fomento da aplicação da Lei Maria da Penha.“Nosso comando sempre foi pautado na aplicação de políticas sociais sem esquecer as ações de combate a criminalidade e a segurança da população. Neste período fizemos muito, mas também muito há de ser feito ainda, porém deixamos o comando com a consciência do dever cumprido”.

O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, lembrou que na ocasião em que o coronel Alessando Ferreira da Silva assumiu a Regional de Várzea Grande, o município vinha registrando alto índice de criminalidade, e de insegurança por parte da população. “O coronel desenvolveu então a sua metodologia de trabalho e conseguiu em pouco tempo diminuir os registros de ocorrências promovendo ações descentralizadas e, principalmente as parcerias com órgãos públicos e outras instituições. Hoje Várzea Grande é um exemplo no que se refere à integração dos poderes constituídos e a Policia Militar do Estado de Mato Grosso, e isso também se deve muito ao coronel Alessandro, por isso só temos a agradecer”.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o Cel PM Marcos Vieira da Cunha pediu para o novo comandante dar continuidade aos projetos em andamento, e que têm a liberdade de criar novos em proteção a população não só de Várzea Grande como também de toda a Baixada Cuiabana, ações que possam contribuir para a redução dos índices de criminalidade, e que já tem um planejamento elaborado que será aplicado com o objetivo de estreitar a relação entre a população e a Polícia Militar.