O município de Várzea Grande foi representado por escolas públicas municipal e estadual na quarta edição da Copa Centro Oeste de Banda e Fanfarras, realizada na cidade de Sorriso, com resultados satisfatórios, conquistando troféus e medalhas para cidade.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (Acbafas), e ocorreu no último domingo (19) na Praça da Juventude. Participaram do festival cerca de 1.200 alunos/músicos de 33 bandas convidadas cidades de Mato Grosso e dos estados do Acre e Rondônia.

Várzea Grande foi representada pelas Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB s “Senhora Dirce Leite de Campos” e “Professora Irenice Godoy de Campos Silva”, também participaram da competição a Escola Estadual “Adalgisa de Barros” e a Associação Social Civil Abaiuc – ASCA.

Dividida em 26 categorias, a competição foi acirrada pelo alto nível das bandas que se apresentaram, buscando manter viva a tradição que ainda teve a participação e torcida do público durante o evento.

A fanfarra dos alunos da EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos” que faz parte das atividades do contra turno escolar, desenvolvidas através do Programa Escola em Tempo  Ampliado (ETA), conquistou o 1º lugar na categoria Corpo Coreográfico Infantil, com 118 pontos, e os segundos lugares nas categorias: Capitão Mor Infantil, Linha de Frente Infantil, Banda de Percussão Simples Infantil e Banda de Percussão Melódica.

A Banda de Percussão da EMEB “Professora Irenice Godoy de Campos Silva”, garantiu o primeiro lugar na categoria Linha de Frente Infantil, com pontuação máxima de 40 pontos e também a terceira colocação na categoria Banda de Percussão Simples Infantil.

A Associação Abaiuc que, em sua fanfarra conta com ex-alunos atendidos pelo Programa ETA, conquistou a primeira colocação na categoria: Capitão Mor Infantil, os segundos lugares nas categorias: Linha de Frente Juvenil, Corpo Coreográfico Juvenil, Banda de Percussão Simples Juvenil e Banda de Percussão Sinfônica Juvenil e ainda um terceiro lugar na categoria Baliza Feminina Infantil.

A fanfarra dos alunos da Escola Estadual “Adalgisa de Barros” também fizeram uma belíssima apresentação, se classificando em primeiro lugar na categoria Banda de Percussão Sinfônica Sênior e ainda garantiu um terceiro lugar na categoria Banda de Percussão Simples Sênior.

Para o secretário Silvio Fidelis, a Copa Centro Oeste de Bandas e Fanfarras é um festival tradicional que incentiva a participação de vários municípios e estados do centro oeste brasileiro, levando jovens e adultos à manter a tradição desse tipo de manifestação cultural. “Nossos alunos, através das atividades desenvolvidas pelo Programa Escola em Tempo Ampliado mais uma vez retornam com vitórias que nos enche de orgulho, demonstrando que o Programa implementado pela administração municipal tem obtido resultados positivos na aplicação de políticas públicas que permitam a melhoria na qualidade de ensino e na inclusão dos estudantes seja por atividades esportivas, sociais ou pedagógicas” declarou.