Projeto com plantio de árvores por aplicativo garante sustentabilidade

Qualidade de Vida
Projeto com plantio de árvores por aplicativo garante sustentabilidade

A ação faz parte do projeto “Uma Várzea Grande melhor para a nossa Gente”.


27/08/2018    306

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande segue priorizando o meio ambiente da cidade. A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural já realizou, neste primeiro semestre do ano, o plantio de 576 mudas de arvores nativas e ornamentais, em diversas regiões da cidade.

A ação faz parte do projeto “Uma Várzea Grande melhor para a nossa Gente” o de sustentabilidade que tem por finalidade ordenar a paisagem urbana da cidade, bem como o de melhorar a qualidade de vida da população local. 

“Somente no ano passado realizamos o plantio de 1000 mudas de arvores ornamentais em mais de 50 bairros do município, bem como em Avenidas de grande fluxo, como a Arthur Bernardes, Mário Andreazza e 31 de Março. De janeiro a julho deste ano já foram efetuados 576 plantios, o que deve dobrar até o final do ano”, destacou a titular da pasta, Helén Farias.

De acordo com a secretária, o projeto de arborização urbana, tem por meta atingir toda a cidade, porém os parques, praças e as vias urbanas têm sido as mais priorizadas. “A ação conta com a parceria do Instituto Ação Verde e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extenção Rural – Empaer, que disponibilizam as mudas de espécies ornamentais que são doadas aos munícipes”, completou. 

O coordenador de Desenvolvimento Rural, Everton Navarros, lembra que a Prefeitura de Várzea Grande disponibilizou um aplicativo eletrônico “VG VERDE”, que tem contribuído para a ampliação do projeto de arborização urbana. O aplicativo é adquirido nas lojas virtuais dos sistemas IOS, Android e WindowsPhone, ou acessado pelo endereço eletrônico da Prefeitura www.varzeagrande.mt.gov.br  , ao clicar no banner. “Depois de baixar o aplicativo o usuário poderá solicitar uma muda de planta ornamental ou frutífera, que será entregue ao morador requisitante, pela própria equipe da secretaria de Meio Ambiente.Os técnicos vão orientar sobre a melhor maneira de se plantar uma árvore e sobre os cuidados”, comentou.

O coordenador informou ainda que as solicitações de plantio feitas por meio do aplicativo ‘VG VERDE’, são geralmente atendidas em 10 dias, mas caso as mudas não estiverem no tamanho ideal para plantio, o prazo para entrega pode ser até de 60 dias.  

Desde que foi implantado o aplicativo a secretaria municipal de Meio Ambiente já realizou mais de 50 plantios de mudas, solicitadas por moradores de diversas regiões, dentre elas: Parque Paiaguás, Passagem da Conceição, Cohab Canelas, Jardim das Oliveiras e Parque do Lago.   

 

Por: Kátia Passos - Secom/VG