Várzea Grande amplia programas educacionais com apoio do Itaú Social

Parceria
Várzea Grande amplia programas educacionais com apoio do Itaú Social

Dez entidades de Várzea Grande já foram beneficiadas que trabalham com crianças e adolescentes


27/08/2018    134

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis,  participou de evento promovido pelo Polo de Desenvolvimento Educacional da Fundação Itaú Social, em São Paulo, o que vai possibilitar a  ampliação e  a participação da Educação Pública Municipal em programas que visam a melhoria do aprendizado , com o apoio e inserção de projetos do Itaú Social.

Representando Várzea Grande e o Estado de Mato Grosso, o secretário participou do encontro na última sexta-feira, 24, juntamente com secretários municipais das cidades de Águas Lindas de Goiás/GO, Marabá e Paragominas/PA, São Leopoldo/RS e Cariacica/ES.

Com o tema denominado: “Educação Municipal: Melhoria do Aprendizado com Equidade nas Escolas Públicas”, o encontro deu sequencia a uma agenda de reflexões que o Itaú Social vem realizando junto a especialistas e gestores municipais de educação sobre possibilidades de enfrentamento dos desafios para a oferta de uma educação de qualidade com equidade.

As discussões foram abrangentes, com debates sobre os eixos de aprendizagem, relações políticas, gestão financeira, gestão pedagógica, gestão de pessoas e relação com a família e comunidade.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, Várzea Grande foi o primeiro município de Mato Grosso contemplado com um programa de iniciativa da Fundação Itaú Social. O Programa Redes de Territórios Educativos executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), tem como foco o fortalecimento de redes e parcerias que promovam a educação e o desenvolvimento integral da criança, adolescente e do jovem. 

No mês de julho, dez entidades que desenvolvem projetos nas áreas de Cultura e Arte, Defesa de Direitos, Empreendedorismo/Geração de Emprego e Renda, Esportes, Formação para o trabalho, Meio Ambiente e Saúde, voltados para a Infância e Adolescência e Juventude em Várzea Grande foram atendidas com recursos na ordem de R$ 30 mil cada, provenientes do Fundo de Fomento do Itaú Social.

Para Fidelis, a participação de Várzea Grande nos encontros promovidos pela Fundação Itaú Social, juntamente com os gestores de outros municípios, contribui efetivamente para o posicionamento do Itaú Social no apoio à melhoria da educação pública  o que resultará na ampliação e  implantação de mais programas ofertados pela Fundação no município, como o Conjunto Rede de Consórcio, a Formação de Gestores, as Olimpíadas de Português e Matemática além da possibilidade de estender o atendimento do Programa Redes de Territórios Educativos a mais entidades de Várzea Grande.

 

 

Por: Fred Nogueira - Secom/VG