Convênio entre Prefeitura e Univag amplia atendimento em especialidades médicas

SUS Fortalecido
Convênio entre Prefeitura e Univag amplia atendimento em especialidades médicas

Serão ofertadas mais de 500 consultas/mês


29/08/2018    156

A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Universitário de Várzea Grande - Univag assinaram,nesta quarta-feira (29 ),convênio que garantirá aos Usuários do Sistema Único de Saúde -SUS- do município, acesso a consultas especializadas,o  que vai aumentar a oferta desses serviços na Rede de Atendimento e desafogar os serviços do Centro de Especialidade Médicas.  

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde, com a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica, com o Centro Universitário de Várzea Grande – Univag - é  oferecer à população consultas especializadas em maior quantidade e gratuitas. O objetivo é proporcionar soluções em saúde em diferentes áreas da medicina com atendimento à população nas suas necessidades, visando a implementação de assistência a saúde de Várzea Grande.

A Clínica Integrada do Univag  passará a ofertar mais de 500 consultas/mês nas mais variadas áreas como cardiologia, endocrinologia, infectologia,neurologia, pediatria, pneumologia, reumatologia, alergista, dermatologia, fisiatria, geriatria entre outras divididas entre atendimentos a adultos e crianças.

Para o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, este convênio será importante no fortalecimento dos serviços da Rede SUS, visto que somente o Centro de Especialidades Médicas atua na oferta deste serviço no município, e abrir mais uma frente, vem dinamizar e proporcionar um atendimento adequado e humanizado.

“ A área da Saúde é bem planejada e os serviços são organizados em Rede de Atendimentos. E esta área e mais difícil em se tratando de especialidades médicas. A vantagem é que o Univag possui o curso de medicina, e forma novos especialistas, o que aumenta a oferta de especialidades aos usuários. Esta ação vai fazer a diferença  e agilizar filas”, observou o secretário.

O Reitor do Univag, Drauzio Antônio Medeiros, disse que a instituição de ensino têm a responsabilidade social e que desde sua fundação vem contribuindo com a comunidade, realizando ações sociais para a população.

“Nós buscamos formar profissionais bem preparados para as exigências do mundo do trabalho. Contudo, temos também como propósito formar profissionais-cidadãos, que possam proporcionar mudanças positivas na sociedade. E essa parceria direta irá colaborar para prática profissional e o exercício da cidadania de nossos alunos de medicina.Os alunos que farão os atendimentos, com a supervisão geral de um profissional ,estão no internato, ou seja, período que corresponde ao último ano de graduação. Será uma experiência ímpar. Os atendimentos acontecerão em ambientes equipados, climatizados, e cumprindo as exigências do Ministério da Educação”

O secretário Diógenes Marcondes explica que para ter acesso aos serviços na   Clínica Integrada do Univag os pacientes serão regulados pelo atendimento feito primeiramente nas Unidades Básicas de Saúde, onde o profissional medico, fará o encaminhamento  por meio do Sistema  de Regulação que  é um sistema informatizado, já determinando o horário e dia da consulta. “Todos os procedimentos conceituados como rotina são inseridos  no  Sistema de Regulação,o que gera organização para os atendimentos. Como serão bastante consultas neste novo convênio e mais as já disponíveis no Centro de Especialidades Médicas, haverá celeridade e o mais importante  sempre será observado a urgência de cada paciente.É mais um passo importante no aumento da oferta de serviços que a Saúde Pública de Várzea Grande proporciona a sua população”

A Clínica atende de segunda a sexta-feira, no campus Univag, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, nº 2655, bairro: Cristo Rei.

 

Por: Da Redação - Secom/VG