Ouvidoria Cidadã soluciona 88% dos pedidos solicitados

Lei da Transparência
Ouvidoria Cidadã soluciona 88% dos pedidos solicitados


30/08/2018    395

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, na área de Controle Interno e de transparência, vem computando mensalmente resultados positivos. O órgão além de estar cumprindo determinações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso no cumprimento da Lei de Acesso à Informação tem também dado resposta, e em curto prazo, as demandas feitas pela população, via Ouvidoria Cidadã, responsável por receber e mediar às solicitações de munícipes junto às secretarias municipais.

Segundo informou o titular da pasta, Kleber Ferreira Ribeiro, o compromisso assumido pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, na prestação das contas públicas ao cidadão, tem resultado na agilidade de ações desenvolvidas para a garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração Pública.

De acordo com dados apresentados no relatório semestral da ‘Ouvidoria Cidadã’ (período de janeiro a julho/2018), a maioria das solicitações é  proveniente das secretarias municipais de  Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Viação, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Urbano Econômico e Turismo e Saúde, ocupando a mesma ordem de solicitações.

“De um total de 485 solicitações de serviços - incluindo todas as pastas da administração pública - conseguimos executar 427 ações, alcançando 88% de atendimentos solucionados requeridos pelos moradores. Esse resultado positivo é fruto da eficácia do sistema de atendimento à população que nos dias atuais, conta com uma realidade bem diferente de anos atrás, de quando os moradores não dispunham de nenhuma ferramenta de gestão para acesso a informação, nem um canal direto de comunicação com as pastas da administração municipal”, informou o secretário Kleber Ferreira, assegurando que a maior preocupação do setor é atender a população com efetividade, melhorando cada vez mais a atuação da ‘Ouvidoria Cidadã, e ampliar a capacidade de atendimento.  

De acordo com a projeção estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Prefeitura Municipal, a meta a longo prazo é de elevar o percentual de respostas ao cidadão de 0% a 100% até 2033. Já em curto prazo é manter o percentual de resposta ao cidadão 92,49% até dezembro de 2018.

A Ouvidora Municipal Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, disse que nenhuma solicitação enviada pelo cidadão  via Ouvidoria fica sem resposta.

 “O que pode acontecer é a área responsável em executar o pedido, não ter condições de resolver em curto prazo, porque aquele pedido ,por exemplo ,de asfalto não está dentro do Planejamento Anual da Pasta responsável, o que demandaria disponibilização orçamentária. Porém o pedido é registrado e entra no cronograma de execução da Pasta de Obras, e o solicitante têm a resposta imediata do que será ou não realizado. Todas as pastas possuem o Plano de Planejamento Anual com previsão orçamentária, o que não está previsto para executar naquele ano, a demanda é passada para o próximo exercício. Já nas questões de limpeza urbana e iluminação pública os atendimentos são rápidos, porque existe na previsão orçamentária, por exemplo, da Pasta de Serviços Públicos a manutenção diária da Rede de Iluminação Pública. A Ouvidoria Cidadã também é importante para esclarecimentos de como funciona a Administração Pública e os planejamentos das ações previstas para cada ano” , explicou a Ouvidora.

 

 

 

Por: Kátia Passos - Secom/VG