Várzea Grande atinge meta de vacinação contra sarampo e poliomielite

Prevenção a Saúde da Criança
Várzea Grande atinge meta de vacinação contra sarampo e poliomielite

Foram vacinadas 16.230 crianças, o que corresponde a 95% do público alvo vacinado


31/08/2018    147

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS), atingiu a meta de vacinação da Campanha Nacional contra o sarampo e a poliomelite. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, foram vacinadas 16.230 crianças.

A ação teve inicio no dia 06 de agosto e termina nesta sexta-feira, 31. Apesar de ter atingido a meta antes do término da campanha, hoje (31), todas as unidades de saúde ainda estão atendendo a população até às 17 hs. O Ministério da Saúde irá realizar em âmbito nacional um segundo dia 'D' para os municípios que não atingiram meta, Várzea Grande atingiu mais dos 95% estabelecidos do MS, por isso não participará da ação nacional. 

A responsável técnica pelo setor de Imunização do município, Paloma Campos, falou do sucesso da cobertura vacinal. “Conseguimos alcançar a meta antes mesmo do término da campanha. Para isso realizamos varias ações estratégicas a fim de reforçar a cobertura da campanha. Entre as ações estavam à vacinação domiciliar, que foi bastante solicitada e atendida.

Durante a campanha de vacinação contra sarampo e pólio, Paloma explica que os adultos também foram orientados a atualizarem seus calendários vacinais. “A orientação continua, para que adultos e crianças de todas as idades mantenham a vacinação em dia, para isso, basta levar a caderneta de vacina a um posto de saúde mais próximo de sua casa e, caso haja vacinas em atraso, as doses serão administradas”, garantiu a enfermeira.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes disse que a Saúde Pública esteve equipada e preparada para esta campanha, no empenho de vacinar as crianças contra as doenças. “As equipes da Atenção Básica se empenharam e trabalharam de forma ordenada, e estrategicamente adotaram medidas que garantiram o sucesso da campanha. Agradeço todas as equipes pelo envolvimento em torno da ação de prevenção a saúde. Os pais várzea-grandenses atenderam o chamado da Saúde e cumpriram suas obrigações pelo bem estar das suas famílias e principalmente das crianças. A procura pela vacina  foi grande, antes mesmo do dia 'D',  o que resultou em termos chegado nos 95%, do público alvo vacinado”,  comemorou o secretário.

 

Por: Letícia Kathucia - Secom/VG