7 de Setembro - Guarda Municipal desfila no Dia da Independência

Civismo
7 de Setembro - Guarda Municipal desfila no Dia da Independência

Participaram cerca de 40 homens dispostos em 2 pelotões


10/09/2018    124

A Guarda Municipal participou do desfile cívico nesta sexta-feira, 7 de setembro, na avenida Getúlio Vargas. A tropa contou com 40 homens e mulheres da instituição, dispostos em 2  pelotões especiais, como feminino, geral, além  de 4 viaturas, 4 motocicletas e um micro-ônibus do programa “Crack é possível vencer”, criado pelo Ministério da Justiça em 2011 para combater o avanço da droga.

Para o secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias participar do desfile representa uma grande satisfação, pois é um momento de mostrar a grandeza da instituição e participar como cidadão de um ato cívico.

“Afirmar e reafirmar a presença da Guarda Municipal no contexto da segurança pública no município  é muito importante, além de mostrar os avanços, investimentos, uma tropa bem treinada, especializada.Esta é a terceira vez,que participamos do Desfile Cívico-Militar na capital do Estado de Mato Grosso. Este momento também é uma oportunidade de mostrar para a população de Mato Grosso a atuação da Guarda Municipal que além de ser um grupamento de policia cidadã, tem contribuído com os demais órgãos de segurança pública (Polícia Militar e Civil), no combate a criminalidade. Isso é motivo de orgulho para nós”, destacou o secretário.

Desfilar no dia da Independência é motivo de orgulho para nós

Homero disse ainda que a Guarda Municipal trabalha sempre pensando no bem estar da população e que enquanto uma parte da corporação estava  se apresentando o desfile, os demais agentes estavam atuando na segurança dos moradores de Várzea Grande. 

Várzea Grande foi o primeiro município de Mato Grosso a criar sua Guarda Municipal, com amparo na Constituição da República Federativa do Brasil e na Constituição do Estado de Mato Grosso. Suas atividades estão divididas em serviços operacionais e serviços de trânsito. “A Prefeitura de Várzea Grande vem fazendo melhorias nas condições de trabalho dessa categoria  com equipamentos, viaturas, materiais de proteção e investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais. Além disso, os  guardas  estão aptos a portarem armas de fogo, por terem se formado no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Armas de Fogo de Repetição e Semiautomática.São investimentos importantes que gradativamente a corporação vem se tornando, forte na proteção da sociedade várzea-grandense”, disse o secretário de Defesa Social e Comandante, Homero Dias.

Por: Kátia Passos - Secom/VG