O Centro de Especialidades Médicas inicia a operação de 4 novos equipamentos destinados ao diagnóstico por imagem de última tecnologia. Foram destinados R$ 500 mil para a aquisição dos aparelhos de ultrassonografia (2), ecocardiograma (1), cardiotocógrafo (1), o que vai possibilitar executar cerca de 350 exames/mês por aparelho. As máquinas completam o Centro de Diagnóstico por Imagem do Centro, que se encontra em fase de expansão, visando tornar-se referência no atendimento de alta complexidade por imagem. 

Para o secretário de Saúde,  Diógenes Marcondes, a atuação dentro do sistema de saúde em que o digital tem participação importante não para de crescer. “Os progressos na gestão de fluxos de trabalho do SUS, com os equipamentos digitais e interligados, contribuem para um diagnóstico preciso,  isto é, a  interação do paciente com o sistema de saúde no momento em que ele recebe a prestação de serviço? - seja no centro cirúrgico, na unidade de terapia intensiva, no laboratório ou no  centro de exames de imagem?-?onde  as intervenções  se tornam mais rápidas e precisas, levam mais  segurança ao paciente. Os pacientes saem do Centro de Especialidades já sabendo o diagnóstico, e muitas vezes com a solução para o seu caso de Saúde. Na Rede SUS, Várzea Grande, implantou em uma única unidade de saúde, estes aparelhos, onde possui  especialista e equipamentos para diagnóstico, evitando assim, ter que regular o paciente para outras unidades”.

A diretora do Centro de Especialidades Médicas, Maria das Graças Metelo, disse que estes investimentos eram necessários para a unidade de saúde, visto que ela atende por mês 18 mil usuários do Sistema Único de Saúde. “É uma unidade com grande capacidade de atendimento em especialidades médicas, fora os especialistas, atendemos pequenas cirurgias, fazemos exames de biópsias, colposcopia, exames laboratorias em geral, testes do olhinho, orelhinha, pezinho, eletrocardiograma, e agora no sistema interligado com o  Hospital e Pronto Socorro e Upa do Ipase, e estes novos exames da alta complexidade em imagem. É um grande avanço para a Saúde Pública do município”, explicou a diretora, lembrando que para ter acesso a estes exames o paciente é regulado pelo Sistema Nacional de Regulação - Sisreg, que é um  sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Já para o médico do Centro Rodrigo Vieira, os exames por imagem são seguros, não funcionam com emissão de radiação, como o raio-X, e sim por meio de ondas sonoras e possibilita visualizar todos os órgãos. “Os exames com estes equipamentos de ultima geração nos dão maior eficiência no atendimento emergencial, melhora na performance do médico. Com a Rede Interligada  já é possível avançar nos fluxos de trabalho do serviço prestado, porque disponibiliza  dados e informações médicas para que tanto o diagnóstico quanto o tratamento sejam pensados integradamente por todos os especialistas envolvidos.Traz eficiência para o sistema de saúde público e eficácia para o paciente”, disse ele.

“Não menos importante, uma conquista destes anos frente à Administração Municipal, a área da saúde tem sido minha prioridade. Ano a ano fomos garantindo a população cada vez mais serviços e acesso ao SUS. O Ministério da Saúde se mostrou um grande parceiro, bem como os parlamentares do nosso Estado, que juntos estamos reconstruindo um SUS melhor, com medicamentos e insumos necessários de saúde em todas as unidades, implantação de novos serviços, dando ao servidor melhores condições de trabalho. Todas as nossas unidades são importantes, cada uma cumprindo o seu papel de atender de forma humanizada a nossa população. Agora estamos em uma fase nova, investindo em tecnologia de ponta, Um planejamento sério tem sido organizado para que o setor da Saúde conquiste em Várzea Grande patamares dignos de atendimento ao cidadão, com qualidade e cuidado, priorizando o compromisso com as pessoas”, afiançou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.